As estruturas brancas da lagarta são pupas de uma vespa Cotesia congregata. Essa vespa é um parasitoide, que pode ser encontrado principalmente em cultivos de tomate. Esse parasitoide escolhe uma lagarta saudável, pois o ciclo depende diretamente disso. Após escolher a lagarta a vespa põe seus ovos, e eles se devolvem no interior da lagarta, se alimentando de vísceras e da musculatura.
Este processo é tão sutil que passa despercebido pela lagarta. Após as larvas das vespas completarem seu desenvolvimento, formarão pupas na parte superior da lagarta. Somente depois que as vespas saem da pupa a lagarta morre. Essas vespas são inimigas naturais. É importante destacar que essa parasitoide mata lentamente, pois precisa do seu hospedeiro vivo boa parte do tempo para completar seu ciclo.
Quer saber mais sobre o controle biológico?
Clique aqui e conheça o curso: O que é o controle biológico?
2 respostas
Vi uma dessa hoje, e algumas formigas em cima, mesmo não sabendo o que era, pensei que era algo ruim e tirei essas coisinhas brancas e as formigas com uma folha.
Depois peguei mais algumas folgas e levei a largata para uma sombra na terra, onde haviam algumas plantas.
Estranho que na largata estavam umas aberturas vermelhas, como se fossem riscos .
Agora não sei se fiz certo ou se ajudei.
Olá Anna, tudo bem?
Nesse caso da foto, é de interesse do agricultor eliminar a lagarta, que é uma praga importante das lavouras, usando como ferramenta os parasitódes.
Espero ter ajudado!
Seguimos à disposição!
Abraços!