Produção de cana-de-açúcar
Neste material você vai conhecer um pouco mais sobre os seguintes desafios na produção de cana-de-açúcar:
- Adubação verde
- Palhada remanescente no campo
Este conteúdo faz parte do curso Fenologia, Fisiologia e Nutrição da Cana-de-Açúcar Para Altos Rendimentos
A adubação verde é uma prática adotada há muitos anos e em várias culturas. Na produção de cana-de-açúcar ela vem sendo retomada com maior intensidade para a recuperação do solo e fornecimento de nutrientes. A adubação verde pode ser simplesmente definida como o cultivo de uma cultura secundária, cujos resíduos, ou parte deles, serão deixados no local. Leguminosas têm sido as principais espécies utilizadas das seguintes formas:
- Durante um período em que a cultura principal não é cultivada (pousio), sendo posteriormente incorporados no solo, ou;
- Sulcando-se o terreno com a leguminosa em cima e fazendo-se o plantio da cana, ou;
- Usando-se uma cultura que ocupe a área e que traga retorno financeiro também (soja e milho, por exemplo), ou;
- Adotando-se o sistema de meiose (método intercalar/rotacional ocorrendo simultaneamente).
Com a proibição da queima de açúcar, a palhada remanescente no campo tem sido usada para geração de energia. Entretanto, esta remoção tem sido questionada, em função de vários benefícios que ela poderia trazer, como:
- reciclagem de nutrientes;
- biodiversidade da microbiota do solo;
- armazenamento de água;
- acúmulo de carbono (MO);
- controle da erosão;
- infestação de plantas daninhas e;
- aumento da produção.
Por outro lado, alguns pontos negativos são que a palhada leva ao aumento da emissão do gás de efeito estufa (N2O), quando a palha estiver associada à aplicação de fertilizante nitrogenado e vinhaça, e que dependendo da quantidade, pode atrasar a brotação da cana soca. Tem sido verificado que a remoção pode ser feita, porém não de forma completa e que os efeitos da remoção de palha são complexos e influenciados por vários fatores, incluindo condições climáticas locais, tipos de solo, época da colheita e idade da cultura.