Para o controle eficiente de pragas é importante entender alguns conceitos. Nesse sentido, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- Nível de equilíbrio
- Nível de dano econômico
- Nível de ação ou nível de controle
Quando o assunto é controle de pragas, é muito importante que tenhamos alguns conceitos bem definidos e o primeiro deles é o conceito de “praga”. Para exemplificar, imagine um ácaro fitófago chamado de “ácaro A”. No campo, a população deste ácaro oscila ao longo do tempo. Quando há abundância de alimento e boas condições climáticas, a população aumenta.
Porém, também existem no campo alguns ácaros predadores que se alimentam do ácaro A e que podem fazer sua população diminuir. Caso as condições climáticas fiquem desfavoráveis ao ácaro A sua população também diminuirá. Deste modo, ao longo do tempo, temos uma oscilação da população do ácaro A. O nível médio da população ao longo do tempo é chamado de nível de equilíbrio (Figura1).
No ambiente agrícola, a lavoura é o “alimento favorito” do ácaro A e eles podem aumentar muito seu nível populacional. Enquanto o ácaro A está presente na lavoura, mas em níveis populacionais em torno do nível de equilíbrio, ele não é considerado uma praga. Porém, quando a população aumenta de tal modo que os danos do ácaro A causarão prejuízos econômicos, ele passa a ser considerado uma praga.
Assim, o conceito de praga está relacionado ao nível populacional de um determinado organismo em que sua população causará prejuízos econômicos ao produtor (Figura 2).
<
Quando somos responsáveis pelo manejo de pragas de uma lavoura, nosso papel é evitar que organismos indesejáveis atinjam o nível de dano econômico. Para isso, existe um conceito importante que é o nível de ação ou nível de controle. Este é um nível populacional a partir do qual, se nenhuma medida for tomada, a população poderá atingir o nível de dano econômico (Figura 3).
Para um bom Programa de Manejo de Pragas é necessário, portanto, que sejamos capazes de reconhecer os organismos indesejáveis, e que possamos acompanhar sua flutuação populacional no campo, identificando quando ela atinge o nível de ação. Neste momento, alguma ação de controle precisa ser tomada.