Microtheca ochroloma é uma praga conhecida por besouro da folha que ataca brassicáceas como o nabo (Raphanus sativus). Tem sido reportado ataques severos dessa praga em lavouras de nabo do Rio Grande do Sul causando sérios danos a cultura. Tanto o adulto como a larva podem causar danos. No entanto, os danos das larvas são mais severos. As larvas se alimentam principalmente de folhas induzindo uma desfolha severa no hospedeiro.
Um dos fatores que pode estar contribuindo para o ataque dessa praga é a reduzida quantidade de predadores e parasitas inimigos naturais. Além disso, a ocorrência de baixas temperaturas podem não ser suficientes para reduzir o ataque visto que essa praga possui uma grande tolerância a baixas temperaturas. Clima mais seco favorecem o ataque, especialmente a fase de pupa que ocorre na face inferior das folhas.
Dependendo do alimento disponível é maior ou menor a capacidade de oviposição das fêmeas. Com o nabo como fonte alimentar, a taxa de oviposição foi máxima em alguns trabalhos, o que indica que pode ocorrer rápido aumento populacional nessa cultura levando a ataques altamente destrutíveis. Se esses ataques ocorrem em estádios iniciais da cultura poderá haver consumo de praticamente 100% da área foliar.
No caso de necessidade de controle, esse é feito basicamente com o uso de inseticidas. Deve-se tentar dar preferência ao uso de produtos mais seletivos para reduzir o impacto sobre os inimigos naturais.