Na primeira semana de agosto, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA se reuniu para organizar a sistematização do custo de produção de algumas atividades, como o cultivo de soja, milho e café arábica, e para a criação de bovinos e aves de corte.
Para cada uma das atividades foram realizados encontros híbridos em diferentes regiões do país. Para o painel de grãos, por exemplo, as conferências foram realizadas em Luís Eduardo Magalhães (BA), Paragominas (PA), Uruçuí (PI) e Primavera do Leste (MT). Já para o café, a sede foi Capelinha (MG), enquanto que os encontros de bovinocultura e avicultura de corte ocorreram em Barreiras (BA) e Amparo (SP), respectivamente.
Qual o objetivo da iniciativa?
A série de conferências possui a finalidade de organizar e sistematizar os dados relacionados ao custo de produção de cada região do Brasil, para dar ao produtor rural informações confiáveis e estratégicas, que o auxiliam no momento de tomar decisões importantes dentro da propriedade. A iniciativa desenvolvida pelo CNA faz parte do projeto Campo Futuro.
Acesse o compilado de informações disponibilizadas sobre o custo de produção aqui:, selecionando os produtos e estados.
Para a soja, por exemplo, tem-se o comparativo entre localidades dos estados de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, como pode-se ver na figura a seguir. Os dados são atualizados mensalmente.
Figura 1 . Comparativo do custo de produção de soja em diferentes regiões brasileiras. Fonte: CNA. disponível em https://cnabrasil.org.br/servicos/custos-producao.
Custo de produção de soja e milho
O primeiro encontro para avaliar o custo de produção de grãos foi realizado em Luís Eduardo Magalhães (BA). As informações contabilizadas foram as seguintes:
-
Os sojicultores produziram em média 65 sc/ha;
-
Para o milho, a média produtiva foi de 120 sc/ha, com prejuízos causados pelo excesso de chuva;
-
Os custos com fertilizantes aumentaram 88%, e com herbicidas 128% no período avaliado.
-
O sorgo produzido em 2ª safra teve bons resultados em termos de produtividade, chegando a uma média de 45 sc/ha.
Para Paragominas (PA), o segundo local que recebeu o encontro, o clima favoreceu o desenvolvimento das culturas, com os seguintes resultados:
-
Produtividade de 55 sc/ha de soja;
-
Aumento de 93% dos custos com inseticidas para a oleaginosa;
-
Para o milho, a produtividade foi de 120 sc/ha;
-
Aumento de 151% de custos com herbicidas para o grão, em relação à safra passada.
Acesse a reportagem completa no portal Dia Rural e veja o compilado de informações sobre soja e milho em outras regiões, e os dados para café, bovinocultura e avicultura de corte: https://diarural.com.br/custos-de-producao-de-graos-cafe-bovinocultura-e-avicultura-de-corte-foram-levantados-pelo-campo-futuro/
Fonte: CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Campo Futuro levanta custos de produção de grãos, café, bovinocultura e avicultura de corte. Assessoria de Comunicação CNA. Notícia postada em 05 de agosto de 2022. Disponível em <https://cnabrasil.org.br/noticias/campo-futuro-levanta-custos-de-producao-de-graos-cafe-bovinocultura-e-avicultura-de-corte>. Acesso em 09 de ago. 2022.