Chrysoperla externa, popularmente conhecido como Bicho-lixeiro, é um inseto pertencente à ordem Neuroptera e a família Chrysopidae, e possui este nome por acumular restos de alimentos e substrato em volta de si, formando assim uma espécie de cápsula de proteção. Os adultos possuem corpo com coloração esverdeada, asas membranosas reticuladas e asas anteriores com nervuras transversais costais, se alimentando principalmente de pólen. Na fase larval, este inseto é predador, sendo utilizado no controle biológico de pragas para controle de afídeos, pequenas lagartas, ácaros, cochonilhas, moscas brancas e pulgões.
6 respostas
A picada desse bicho dói 🤦🏽♀️
Olá Márcia, tudo bem?
O bicho-lixeiro é um inseto bem pequeno, quando adulto apresenta de 12 a 20mm de comprimeto. Em sua fase de adulto e larva é um predador, ou seja, se alimenta de outros organismos, como de afídeos, ácaros, larvas pequenas, mas sem ação danosa sobre pessoas. Todavia, qualquer acidente com um inseto ou animal demanda atendimento especializado, de forma que a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo, para que um profissional de saúde avalie a condição e indique o tratamento adequado.
Esperamos ter ajudado!
Abraços!
Olá Márcia tudo bem.
Eu ontem tinha um bicharoco desses no meu quarto.
Estou toda picada, mas estou preocupada porque dá muita comichão, fica um caroço na pele com uns 4cm, vermelho e com volume.
Será o que?
Obrigada 😘
Olá Paula, tudo bem?
Reforçamos que qualquer acidente com inseto ou animal precisa de atendimento especializado, de forma que a recomendação é sempre procurar o serviço de saúde mais próximo, para que um profissional de saúde avalie a condição e indique o tratamento adequado.
Esperamos ter ajudado!
Abraços!
sabe o porque dele acumular matéria orgânica nas costas?
Olá! Tudo bem? O Bixo-lixeiro acumula restos de alimentos e substrato em volta de si, formando assim uma espécie de cápsula de proteção e que também ajuda na camuflagem.
Espero ter ajudado!
Um abraço!