Veja em detalhes as fases de desenvolvimento do tomateiro e as suas particularidades
O tomate, que está presente diariamente na alimentação dos brasileiros, tem sua produção dividida basicamente em dois grandes grupos: o tomate rasteiro, destinado à indústria e o tomate tutorado (ou estaqueado), produção que atende a demanda in natura de frutos.
Das 60 hortaliças contabilizadas pelo Censo Agropecuário de 2017, o tomate recebe destaque como o fruto mais produzido e o que distribui mais renda aos produtores, com uma produção de 1,9 milhão de toneladas/ano, a cultura gera R$ 3,5 bilhões/ano, sendo cultivado em 4 mil municípios brasileiros (Hortifruti Brasil, 2020).
Dada sua importância, conhecer mais detalhes sobre esta cultura é fundamental para quem é do agro. Assista à animação e conheça os detalhes do desenvolvimento do tomateiro, com as características e práticas de cada fase que a planta passa.
Gostou e quer saber mais sobre a fenologia da cebola e de outras hortaliças?
Referência:
HORTIFRUTI BRASIL. Especial Tomate. Ano 19, n° 201. jun 2020. Disponível em <https://www.hfbrasil.org.br/br/revista/acessar/completo/especial-tomate-impactos-covid-19-nos-curto-e-medio-prazos.aspx>. Acesso em 22 set. 2021.
PUIATTI, M. et al. Fisiologia do Desenvolvimento do Tomateiro. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Vitória/ES, 2010. 36 p.