Neste material você vai ter acesso a informações sobre o controle químico da ferrugem comum (Puccinia sorghi) em cinco híbridos de milho, o que é a ferrugem comum do milho, resultados de controle por fungicidas e melhor posicionamento de produtos.
Ferrugem comum do milho
A ferrugem comum, causada pelo fungo Puccinia sorghi, é uma das mais importantes doenças foliares do milho (Figura 1).
Sob condições ambientais favoráveis e em híbridos suscetíveis, provoca redução na produtividade, exigindo a utilização de estratégias de controle da doença.
Em experimento realizado pelo Instituto Phytus objetivou-se:
- Avaliar os efeitos da frequência e época de aplicação de misturas de triazóis + estrobilurinas em híbrido simples de milho.
Os tratamentos testados no experimento estão apresentados na Tabela 1, os quais foram aplicados em cinco híbridos de milho.
Tabela 1 – Ingredientes ativos, doses e época de aplicação dos programas fungicidas nas subparcelas dos híbridos de milho.
1 Princípio ativo aplicado com adição de óleo mineral (0,5 L ha-1).
Cada híbrido respondeu de uma forma aos tratamentos.
Como uma tendência geral, o tratamento 3, que inclui duas aplicações de fungicidas para o controle de ferrugem comum foi o que mais reduziu o progresso da doença (Figura 2 ), seguido do tratamento 1 e 2.
Isso indica que a aplicação no estádio de 7 folhas expandidas melhora o controle da doença em relação à aplicação em pendoamento.
O incremento médio na produtividade pela aplicação de fungicida foi de 512 kg ha-1, quando comparado à testemunha sem controle.
A definição do momento da aplicação e do número de aplicações necessárias deve ser específica para cada híbrido.