Neste material você irá encontrar aspectos importantes sobre a cigarrinha do milho como :
– Introdução;
– Enfezamento pálido e Enfezamento vermelho;
– O vetor.
Introdução
A cigarrinha-do-milho, Dalbulus maidis (DeLong & Wolcott) (Hemiptera: Cicadellidae), é considerada uma das pragas mais importantes em milho (Zea mays L.), principalmente pela sua capacidade de transmitir, de forma propagativa os patógenos do enfezamento pálido e vermelho no milho.
Enfezamento pálido e Enfezamento Vermelho
O enfezamento pálido é causado por um microorganismo que se restringe ao floema das plantas, pertencente ao gênero Spiroplasma, corn stunt spiroplasma (CSS) e o enfezamento vermelho é associado a um fitoplasma, Maize bushy stunt phytoplasma (MBSP) (Figura 2). Ambos patógenos são pertencentes à classe Mollicutes (Bascopé & Galindo, 1980; Whitcomb, 1986).
O vetor
A cigarrinha, ao alimentar-se da seiva de plantas doentes, adquirem o mollicutes, que atravessam as barreiras do intestino dos insetos e alojam-se nas glândulas salivares. Assim, quando as cigarrinhas se alimentarem de plantas sadias, acabam transmitindo os mollicutes.
Os sintomas do ataque dos mollicutes podem ser detectados nos tecidos de plantas de milho e a infecção por ambos patógenos tem sido associada a três fatores: