Deformações na folha da soja
Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- Características do sintoma de encarquilhamento
- Possíveis causas do encarquilhamento
Encarquilhamento na soja
O encarquilhamento é caracterizado por deformações nas folhas de soja, muito semelhantes a um enrugamento (formação de rugas ou pregas). Os sintomas surgem após o estabelecimento das plantas e estão associados a um baixo crescimento destas, podendo reduzir a produtividade (Figura 1).
O que sabemos?
Embora o encarquilhamento da cultura da soja esteja sendo amplamente discutido por produtores e profissionais da área na safra de 2021, este é um problema recorrente há aproximadamente dez anos. Desde então, iniciou-se uma busca para descobrir a causa desses sintomas, fazendo-se um compilado de informações com objetivo de se chegar a um diagnóstico. Embora ainda não exista um embasamento científico para tal problema, várias hipóteses foram levantadas, tais como:
a) Fitotoxidade provocada por manganês (Mn);
b) Deficiência de boro (B);
c) Aplicação de herbicidas hormonais como o 2.4D;
d) Cultivo da soja em áreas de pastejo;
e) Áreas de primeiro ano de cultivo da soja;
f) Cultivo da soja sobre áreas que tiveram terraços.
Todavia, nenhuma dessas hipóteses foi confirmada cientificamente como agente causal do sintoma de encarquilhamento na cultura da soja. Alguns profissionais do setor sugerem, também como possibilidade, que o encarquilhamento esteja relacionado com a presença de altas populações de nematoides do gênero Helicotylenchus, um fitonematoide amplamente distribuído em todos os solos brasileiros. Contudo, essa associação não foi confirmada.
Assim, até o momento existem somente possibilidades que estão sendo investigadas, não existindo consenso sobre qual é o agente causal do encarquilhamento na cultura soja.