Nas últimas safras, as lagartas do gênero Spodoptera vem se destacando na soja, principalmente na fase reprodutiva da cultura. As principais espécies são: Spodoptera cosmioides (Walker, 1858) e Spodoptera eridania (Cramer, 1782) (Lepidoptera: Noctuidae). Eventualmente, pode ocorrer o ataque de Spodoptera frugiperda (G.E. Smith, 1797) e Spodoptera albula (Walker, 1857) na cultura em determinadas regiões, sendo encontradas em baixas populações na lavoura.
Os danos ocasionados por essas lagartas são a desfolha e as injúrias às vagens das plantas, assim, causando danos significativos na lavoura.
Spodoptera frugiperda
Essa espécie é conhecida como a lagarta-do-cartucho-do-milho, mesmo tendo potencial destrutivo para a soja, apresenta preferência para gramíneas, como o milho.
Após a eclosão das lagartas, na fase inicial elas são claras, tornando-se pardo-escuras a esverdeadas, até quase pretas. Nos primeiros ínstares as lagartas raspam as folhas, nos seguintes causam maior desfolha, pois, a lagarta pode chegar a 50 mm de comprimento. O ciclo do inseto dura em torno de 30 dias.
Spodoptera eridania
As lagartas de S. eridania são inicialmente verdes, depois tornam-se cinzas com três linhas avermelhadas ou amareladas no dorso. Nas linhas laterais, existem vários triângulos de cor escura que apontam para a linha central.
Spodoptera cosmioides
As lagartas possuem a cabeça amarela ou laranja, com a fronte castanho-escuro e podem medir 48 mm no último instar. O número de ínstares das lagartas varia de 6 a 7, mas em soja já foi constado lagartas no 8º ínstar. Posteriormente, as lagartas se desenvolvem para pupas no solo, sendo este período de 14 a 18 dias.
Spodoptera albula
As lagartas são de preto acinzentado a castanho-acinzentado, possuem duas fileiras dorsais de manchas triangulares pretas ou escuras, cada uma delas com um ponto branco no centro. Sua cabeça possui a cor castanha com manchas pretas. As lagartas apresentam o hábito noturno e podem, ocasionalmente, se esconder no solo.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o curso Manejo de Pragas em Milho.