O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada abreviado como NDVI conduz o agricultor ao manejo diferenciado da sua lavoura, considerando a heterogeneidade de produtividade e sanidade das plantas.
As imagens utilizadas para avaliação podem ser obtidas de satélites ou drones. Para identificar a qualidade das plantas, essas imagens passam por uma equação que considera a reflectância do infravermelho próximo (NIR) e o vermelho (red).
Figura 1. Esquema de funcionamento do NDVI. Fonte: autora.
Através da equação (Figura 1) a imagem é tratada com diferentes cores, mostrando a qualidade nutricional das plantas na lavoura, regiões de mata ou sede e estradas. Quanto mais próximo de 1 o resultado, mais sadias estarão as plantas que podem resultar em produtividades altas. Porém, se resultar em número próximo de zero as plantas podem estar com alguma deficiência, mortas ou o alvo pode ser objetos diferentes de plantas.
Figura 2. Resultados de NDVI e seus significados quanto à sanidade da planta. Fonte: Elevagro, adaptado de EOS (2019).
Como utilizar o NDVI no manejo da lavoura?
As imagens NDVI formam manchas com menor ou maior qualidade das plantas e a partir delas podem ser compostas zonas de manejo que receberão trato cultural diferente a fim de obter uma lavoura homogênea.
A investigação das principais causas inicia com análise química para conhecer a quantidade de cada nutriente no solo e montar um planejamento de correção com calcário, gesso e fertilizante.
Após esse processo, se ainda existirem manchas pode ser feita análise das raízes e do solo para a presença de nematoides que reduzem o desenvolvimento das plantas e permite adotar manejo adequado para tratar cada espécie.
Se mesmo assim a área apresentar manchas avermelhadas, o último fator analisado será a compactação que também interfere no desenvolvimento das raízes, apresentando sintomas evidentes em épocas de seca ou excesso de chuvas.
Figura 3. Exemplo de mapa obtido com NDVI. Fonte: autora.
As imagens NDVI permitem que o produtor tenha uma visão dinâmica da lavoura para melhorar zonas de baixa produção. Essas informações podem ser obtidas gratuitamente em aplicativos ou sites na internet, se mostrando uma ferramenta com baixo custo e entregando dados para melhorar o manejo das plantas.
REFERÊNCIAS
Original: EOS – EARTH OBSERVING SYSTEM. NDVI FAQ: All you need to know about NDVI. Artigo de 30 ago. 2019. Disponível em: https://eos.com/blog/ndvi-faq-all-you-need-to-know-about-ndvi/. Acesso em: 12 mai. 2020. (Traduzido por Abimael Cereda Junior, disponível em: <https://geografiadascoisas.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ndvi-parte-1/>.)