Para garantir maiores produtividades da lavoura é preciso entender qual a funcionalidade do monitoramento e por que fazer toda semana.
O monitoramento consiste em dividir a área total em pequenas áreas com pontos de avaliação do estádio fenológico da cultura, a qualidade nutricional da planta, presença de pragas e inimigos naturais e sua população, presença de doenças e a severidade do ataque e a presença e população de plantas daninhas.
Ao fazer esse tipo de levantamento é possível comparar as informações encontradas na lavoura e o clima, cruzando informações que podem ajudar na tomada de decisão para aplicar ou não defensivos visando manejo de doenças, plantas daninhas e pragas.
Portanto, o monitoramento permite três coisas ao produtor rural:
-
Aplicar defensivo no momento correto para aumentar o controle do alvo;
-
Reduzir perdas por conta de danos causados por pragas e doenças;
-
Posicionar o defensivo de acordo com as informações coletadas no monitoramento.
Ter o melhor posicionamento de defensivos garante a otimização dos insumos, aplicando no momento correto com alta taxa de controle é possível atingir maiores produtividades.
Como saber se isso vai acontecer?
Os dados coletados no campo irão revelar esses resultados. O monitoramento de população de pragas permite saber a taxa de controle do defensivo, a ausência de esporos ou sintomas de doenças garante a efetividade do manejo com fungicidas, assim como a baixa população de plantas daninhas em períodos críticos da cultura de interesse.
A frequência semanal serve para acompanhar a evolução da população de pragas e doenças. Assim que esta ultrapassa o nível de dano econômico, está na hora de realizar aplicação dos defensivos para controle. Isso acontece porque o ciclo de vida desses organismos é muito rápido dependendo das condições climáticas, como por exemplo o pulgão, que aumenta a taxa de reprodução com temperaturas mais altas.
O monitoramento serve para tomar decisões assertivas, sem achismos e com a finalidade de otimizar os recursos que você tem na mão.
Se existem dúvidas da funcionalidade do monitoramento, sugiro começar com aplicações nos momentos corretos para acompanhar os níveis produtivos de uma safra e posteriormente trabalhar posicionamento de outros defensivos.