Agro Bayer
Cigarrinha-do-milho e o enfezamento
A cigarrinha-do-milho, Dalbulus maidis (DeLong and Wolcott), é considerada uma espécie-praga de elevada importância econômica para a cultura do milho. Através de seu hábito alimentar esse inseto, da classe Hemiptera e da família Cicadellidae, transmite patógenos causadores de uma doença conhecida como enfezamento.
O que é o enfezamento?
O enfezamento é uma doença causada por microorganismos conhecidos como espiroplasmas e fitoplasmas, da classe Mollicutes. O Spiroplasma kunkelii confere a doença chamada de Enfezamento-pálido e o fitoplasma causa a doença Enfezamento-vermelho (Maize Bushy Stunt Phytoplasma).
Veja quais são os sintomas dessa doença:
Como a cigarrinha transmite essa doença?
A cigarrinha, ao alimentar-se da seiva de plantas doentes, adquire os “mollicutes” (fitoplasma ou espiroplasma), que atravessam as barreiras do intestino dos insetos e alojam-se nas glândulas salivares.
Assim, quando as cigarrinhas sugam a seiva de plantas sadias, de preferência plantas jovens, acabam transmitindo os mollicutes e infectando novas plantas.
Como proteger a sua lavoura contra o enfezamento?
Além da utilização de híbridos mais resistentes, o tratamento de sementes é uma ótima opção para o controle. O tratamento de sementes pode proporcionar à cultura um maior período de proteção contra a cigarrinha, pois além da inoculação de patógenos, a cigarrinha pode provocar perda de peso da parte aérea e das raízes de plântulas de milho, sendo que esses danos são maiores quanto mais jovens são as plantas.
O que usar?
Poncho, o inseticida sistêmico neonicotinoide utilizado no Tratamento de sementes da sua lavoura de milho. Sua formulação cria uma camada protetora em torno das sementes, distribui-se de maneira uniforme e a ação sistêmica envolve completamente a planta, desde a raiz.
Poncho proteje o milho contra a cigarrinha-do-milho e outras pragas como tripes, percevejos-barriga-verde, pulgão-do-milho e coró-da-soja.