Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- matéria orgânica do solo;
- biomassa microbiana do solo;
- importância da biomassa microbiana do solo.
Matéria orgânica do solo
O solo é um corpo dinâmico, vivo e natural, é fundamental para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e representa um equilíbrio entre os fatores químicos, físicos e biológicos. Dentro desse corpo dinâmico, a matéria orgânica do solo é o principal determinante dos processos da pedosfera (LAL, 2020).
A matéria orgânica do solo é constituída por duas frações importantes: a fração viva, que representa aproximadamente 4 % do total, e a fração morta, que representa aproximadamente 96 % do total. A fração viva do solo corresponde às raízes (5 – 10 %), aos macrorganismos (15 – 30 %) e aos microrganismos (60 – 80 %) (THENG et al., 1989).
Biomassa microbiana do solo
A biomassa microbiana é a parte viva e mais ativa da matéria orgânica do solo, a qual é formada a partir da decomposição de materiais carbonáceos depositados sobre o solo e inclui bactérias, actinomicetes, fungos, protozoários e algas. Esses microrganismos exercem papel fundamental na decomposição dos resíduos orgânicos, nos fluxos de energia, na ciclagem de nutrientes e na síntese de matéria orgânica do solo. No entanto, apresentam elevada sensibilidade às mudanças que ocorrem no ecossistema, e por isso podem ser considerados como um bom indicador de qualidade do solo.
Importância da biomassa microbiana do solo
A biomassa microbiana do solo apresenta proporções importantes de alguns elementos no solo. A proporção presente como células microbianas vivas corresponde a um valor entre 1 e 5 % do total de carbono orgânico, e as formas microbianas de nitrogênio, de 1 a 6 % do total de nitrogênio (JENKINSON; LADD, 1981).
Além desses, é possível quantificar o fósforo e o enxofre na biomassa dos microrganismos. Esses componentes são descritos como: carbono da biomassa microbiana, nitrogênio da biomassa microbiana, fósforo da biomassa microbiana e enxofre da biomassa microbiana.
Na figura a seguir, verificamos como a biomassa microbiana está situada no sistema solo.
Desse modo, observamos que a biomassa microbiana é um importante constituinte da matéria orgânica do solo e, por isso, práticas de manejo sustentáveis que promovam baixo revolvimento do solo e que beneficiem a deposição de resíduos sobre os solos são recomendáveis.
REFERÊNCIAS
JENKINSON, D. S.; LADD, J. N. Microbial biomass in soil: measurement and turnover. In: PAUL, E. A.; LADD, J. N. (org.). Soil biochemisty. New York: Marcel Dekker, 1981. p. 415-471.
LAL, R. Managing soil quality for humanity and the planet. Frontiers of Agricultural Science and Engineering, v. 7, n. 3, p. 251-253, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15302/J-FASE-2020329.
THENG, B. K. G. et al. Constituents of soil organic matter intemperate and tropical soils. In: COLEMAN, D. C.; OADES, J. M.; UEHARA, G. (org.). Dynamicsof soil organic matter in tropical ecosystems. Hawaii: University of Hawaii/NifTAL Project, 1989. p. 5-31.