O nematoide das galhas (Meloidogyne javanica) tem sido um dos mais frequentes e severos em lavouras gaúchas, embora ocorra em todo o Brasil.
Sintomas
Os sintomas em lavouras infestadas, comumente ocorrem em manchas ou reboleiras. As raízes atacadas apresentam redução nas suas funções de absorção de água e nutrientes, culminando em atraso no desenvolvimento das plantas.
Em campo, sobre combinações de alguns fatores (densidade populacional, clima, cultivar e associação com outros patógenos), os sintomas podem provocar morte de plantas.
Diversos estudos têm sugerido que os fitonematoides, como por exemplo o M. javanica, causam pequenos ferimentos ao penetrarem nas raízes. Estes podem servir de porta de entrada para fungos fitopatogênicos do solo.
Interação entre nematoides e fungos
Estudo
Recentemente o grupo de pesquisa em Nematologia do Phytus, liderado pelo pesquisador Paulo Santos, realizou testes para avaliar essa possível interação entre nematoides e fungos.
Amostras de raízes e solo foram coletadas em lavouras atacadas pelo nematoide das galhas no município de Júlio de Castilhos, RS.
As amostras foram submetidas a extrações dos nematoides e a análises microbiológicas dos tecidos, para diagnose de possíveis fungos fitopatogênicos.
Resultado
<
Nas amostras analisadas, foi notada a elevada presença do nematoide das galhas Meloidogyne javanica, tanto no solo quanto nas raízes.
Na análise microbiológica dos tecidos, foram detectados fungos de solo, especialmente Fusarium sp. e Macrophomina phaseolina.
Os sintomas encontrados nas raízes foram de ampla quantidade de galhas, podridão de raízes e posterior morte de plantas.
As imagens abaixo mostram as Raízes de soja com Fusarium sp. (A) e com Macrophomina phaseolina (B).
Através das análises realizadas nesse estudo, observou-se a interação entre M. javanica e fungos de solo. Assim, em áreas com a presença de ambos os microrganismos (nematoides + fungos de solo), o parasitismo conjunto pode ocasionar a morte das plantas.
Abaixo constam imagens de uma área de soja atacada no município de Júlio de Castilhos/RS, com morte de plantas em manchas ou reboleiras.