A Argentina, que já ocupa o posto de líder na exportação de trigo, agora também é o primeiro país a autorizar o plantio de trigo transgênico, liberando a venda em seu território da variedade HB4 da Bioceres, que é mais tolerante à seca e resistente ao herbicida glufosinato de amônio.
Porém, a variedade HB4 de trigo ainda não se encontra disponível no mercado. Informações indicam que seu cultivo segue um esquema de identidade preservada.
A Argentina também foi o primeiro país a aprovar, em caráter experimental, o trigo transgênico, em 2021. Seguido pelo Brasil, que configura como o maior comprador de trigo argentino, permitindo a produção de farinha de trigo transgênica.
Essa liberação, todavia, gerou preocupação entre os exportadores de cereais, que têm receio de que os clientes possam deixar de comprar o trigo produzido na Argentina, tendo em vista que muitos países ao redor do mundo ainda não autorizaram o produto geneticamente modificado ou seus derivados.
Fonte: Maximilian Heath. Argentina se torna o primeiro país a autorizar plantio de trigo transgênico. Isto É Dinheiro. 12 de maio de 2022. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/argentina-se-torna-primeiro/. Acesso em 18 de maio de 2022.