A Logística surgiu com a necessidade dos militares de se abastecer com armamentos, munições, medicamentos e alimentos, dentre outros, enquanto permaneciam em combate e até mesmo quando se deslocavam da sua base para outras posições em linha de batalha. Este mesmo conceito foi trazido para dentro das empresas, de todo e qualquer segmento, incluindo as empresas de agro.
Vivenciamos tempos no qual o Agronegócio tem crescido a cada dia, fazendo com que a necessidade da Logística se torne presente.
Podemos até nos questionar: Como a Logística me ajudaria nos negócios?
Em tudo seria a resposta, pois a logística está presente em todo e qualquer lugar, incluindo no setor agro, onde o tempo e o custo são fatores fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento.
No agronegócio não é diferente, pois cada segundo é primordial para que a empresa seja competitiva mediante ao mercado, sem contar com os produtos perecíveis no qual necessitam de uma atenção maior, pois é necessário ter uma metodologia de armazenagem para que os mesmos não vençam dentro do estoque, gerando assim custos desnecessários. A logística está desde o início da aquisição do produto até a entrega do consumidor final, ou seja, do início ao fim do processo.
Sendo assim, a Logística pode e tem sido um fator fundamental e diferenciado para a elevação dos negócios, e deve, portanto, ser aplicada a todo e qualquer gestor no qual visa crescimento e expansão. Pois ao em vez da distribuição ser feita apenas de forma local, a mesma passa a ser distribuída em qualquer parte do mundo de acordo com a necessidade do cliente gerando assim satisfação ao mesmo.