Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Especialistas
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Biodefensivos

  • Materiais Técnicos
  • 16/02/2022

Biodefensivos

Sumário

Controle biológico: agentes microbiológicos e macrobiológicos

Neste conteúdo você vai saber mais sobre: 

  • Produtos biológicos
  • Linhas marco e micro

É o assunto do momento, só se fala sobre o aumento da utilização dos Biodefesivos, mas você realmente entende o que são os produtos biológicos?

Consideram-se Agentes Biológicos de Controle os organismos vivos, de ocorrência natural ou obtidos por manipulação genética, introduzidos no ambiente para o controle de uma população ou de atividades biológicas de outro organismo considerado nocivo (ANVISA, 2021), ou seja, os inimigos naturais, contribuem para o reestabelecimento do balanço da natureza. De acordo com Parra et al. (2002), os inimigos naturais são bastantes diversificados, podendo ser: insetos, vírus, fungos, bactérias, nematoides, protozoários, ácaros, dentre outros.

Os inimigos naturais (Agentes Biológicos) são considerados bioinsumos, produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana, que são utilizados na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários dentro dos sistemas de produção (AGROLINK, 2020). Os produtos biológicos para agricultura têm registro diferenciado, com base em normativas específicas, e podem ser classificados em três categorias: agentes microbiológicos de controle, agentes biológicos de controle e semioquímicos.

Produtos de controle biológico – têm como princípio ativo os microbiológicos (bactérias, fungos, vírus, protozoários) e macrobiológicos (insetos, ácaros e nematoides).
Produtos de substâncias sintetizadas em organismos – têm como princípio ativo os bioquímicos (hormônios reguladores de crescimento e enzimas) e semioquímicos (feromônios e aleloquímicos).

AGENTES MICROBIOLÓGICOS


Bactérias:

são produtos para controle biológico de insetos. Destacam-se as bactérias do gênero Bacillus e correlatos como as mais utilizadas em controle biológico. Nesses gêneros, estão incluídas as espécies Bacillus cereus, Bacillus thuringiensis (Bt), Paenibacillus popilliae, Paenibacillus lentimorbus, Paenibacillus larvae, Paenibacillus alvei, Brevibacillus laterosporus e Lysinibacillus sphaericus (Monnerat et al., 2020). Os principais insetos-alvo da utilização de bioinseticidas à base de Bt são as lagartas de diferentes culturas, como soja, milho, algodão, tomate, brássicas, frutas etc. Há interesse, também, em utilizar Bt para o controle de coleópteros e insetos sugadores.

Fungos:

são produtos para controle biológico. Destacam-se como principais fungos entomopatogênicos: Metarhizium anisopliae, Beauveria bassiana e Trichoderma harzianum. Esses fungos atendem uma vasta gama de insetos-alvos, como, por exemplo: lagartas, moscas, gafanhotos, cigarrinhas, brocas, percevejos, dentro outros, em várias culturas.

Vírus:

os baculovírus são o grupo mais comum e mais estudado dentre os grupos de vírus entomopatogênicos. Os baculovírus pertencem à família Baculoviridae. Essa família é composta de vírus com uma simples fita dupla circular de DNA, que infecta um grande número de artrópodes e contém os gêneros: nucleopoliedrovírus (VPN) e granulovírus (VG). São utilizados em larga escala em programas de controle biológico dentro dos complexos de lagartas, principais pragas de várias culturas (VALICENTE, 2009).

Protozoários:

os protozoários são um grupo diverso e heterogêneo de microrganismos eucariontes unicelulares. As pesquisas indicam que poucos protozoários entomopatogênicos apresentam potencial para o uso em programas de MIP (VALICENTE, 2009).

AGENTES MACROBIOLÓGICOS

Insetos predadores:

são os organismos que na natureza apresentam comportamento predatório em diferentes estágios de vida, conhecidos como Inimigos Naturais. Os insetos predadores pertencem principalmente às ordens Hymenoptera, Diptera, Neuroptera; Dermaptera, Coleoptera e Hemiptera, sendo a joaninha um exemplo clássico de inseto predador (PARRA et al., 2002) (Figura 1).

Figura 1. Joaninha predando pulgões. https://diarioverde.com.br/cresce-no-brasil-o-uso-de-defensivos-biologicos-para-combater-pragas-e-doencas-na-agricultura/
Figura 1. Joaninha predando pulgões

Parasitoides:

são organismos que precisam de um hospedeiro para completar seu ciclo de vida. São representados, principalmente, por insetos e podem parasitar diferentes fases de desenvolvimento da praga. Várias Famílias apresentam potencial para utilização no controle biológico: Mymaridae, Trichogrammatidae, Eulophidae, Encyrtidae, Evaniidae, Scelionidae, dentro outros (Figura 2).

Figura 2. Trichogramma sp. https://agriculturabiologica66.blogspot.com/2018/01/trichogramma-sp.html?spref=pi
Figura 2. Trichogramma sp.

Ácaros:

embora não sejam insetos, os ácaros da família Phytoseiidae são importantes predadores de ácaros fitófagos, tripes e moscas-brancas. As principais famílias de ácaros que contêm espécies predadoras são Anystidae, Bdellidae, Cheyletidae, Cunaxidae, Phytoseiidae e Stigmaeidae. Dentre esses, destacam-se os ácaros fitoseídeos (MORAES, 2008) (Figura 4).

Figura 4. Typhlodromalus limonicus https://worldofmites.wordpress.com/2011/08/05/phytoseiulus-limonicus-acasalamento-3/
Figura 4. Typhlodromalus limonicus 

Nematoides:

algumas espécies dos chamados nematoides entomopatogênicos possuem uma associação mutualística com bactérias, que resulta na morte rápida dos insetos que parasitam. Assim, podem ser utilizadas como controle biológico, que, associado a outras ferramentas de controle e manejo, farão o combate das pragas de solo e de insetos pragas da parte aérea que atravessam parte do seu ciclo biológico no solo (Figura 5).

Figura 5. Nematoides entomopatogênicos http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/files/folderes/tec_sustentavel.pd
Figura 5. Nematoides entomopatogênicos

A utilização dos agentes de controle biológico na produção de gêneros alimentícios combina as melhores práticas ambientais, elevando o nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e permitindo, assim, uma agricultura mais sustentável.
No mercado brasileiro, os produtos biológicos são comercializados de diversas formas e formulações. Pode-se ter acesso a todos os tipos de produtos biológicos (Bioinsumos) registrados no Brasil acessando a página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em: 
 http://indicadores.agricultura.gov.br/agrofit/index.htm, ou baixando o aplicativo disponível em: 
 https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.bioinsumos
Este aplicativo é resultado do Programa Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e desenvolvido em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, que busca consolidar um Catálogo Nacional de Bioinsumos para facilitar e promover o acesso à informação sobre quais são os produtos disponíveis para uso e onde encontrá-los. Encontra-se todos os registros de produtos biológicos classificados por Controle de Pragas e Inoculantes. Na aba Controle de Pragas, encontra-se uma lista em ordem alfabética de pragas, ao clicar na praga de interesse, abre-se outra aba com todos os bioprodutos encontrados para controle, o produto, a marca, a empresa a classe, o registro e a bula.

Referências

ANVISA. Registro de produto Biológico. 2020. http://antigo.anvisa.gov.br/registroseautorizacoes/agrotoxicos/produtos/registro-produtos-biologicos. Acesso em: 18 mar. 2021.
AGROLINK. Bioinsumos: agricultura biológica é a terceira onda. 2020. https://www.agrolink.com.br/noticias/bioinsumos—agricultura-biologica-e-a-terceira-onda-_434538.html. Acesso em: 18 mar. 2021.
MONNERAT, R. G.; QUEIROZ, P. R. M.; MARTINS, E. S.; PRAÇA, L. B.; SOARES, C. M. S. Controle biológico de pragas da agricultura. In: Controle de artrópodes-praga com bactérias entomopatogênicas. 2020.

MORAES, G. J.; FLECHTMANN, C. H. W. Manual de Acarologia: acaralogia básica e ácaros de plantas cultivadas no Brasil. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2008.

PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. Controle biológico: terminologia. In: Controle biológico no Brasil: parasitoides e predadores. 2002.

VALICENTE, F.  H. Controle biológico de pragas, doenças e plantas invasoras. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 30, n. 251, p. 48-55, jul./ago. 2009.

Foto de Elevagro Plataforma

Elevagro Plataforma

Ver outros conteúdos deste autor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Educação Corporativa no Agronegócio: conheça os benefícios
  • Educação
  • 10/07/2025

Educação corporativa no agronegócio: descubra os ben...

O agronegócio mudou. O uso de novas tecnologias, as transformações no perfil dos trabalhadores do campo e as exigências do...

Ver mais
Vendas no Agro: principais lições da live com Renato Seraphim
  • Comercial, Gestão
  • 13/05/2025

Vendas no agro: veja as principais lições da live co...

No dia 24 de abril, a Elevagro promoveu a live “Vendas no Agro: desafios e estratégias“, mediada pelo nosso co-fundador...

Ver mais
Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados