O potencial máximo produtivo da soja é determinado pela sua genética. O ambiente é um dos fatores que influenciam diretamente o potencial, porém através de métodos de manejo é possível aliviar esses efeitos.
Portanto, conhecer quais são as fases de desenvolvimento da soja e os períodos de maior sensibilidade da cultura aos fatores ambientais é fundamental para adaptar as práticas de manejo.
No cultivo da soja a correta identificação da fenologia é importante para o manejo, pois identifica através dos caracteres morfológicos o momento fisiológico no qual a planta se encontra e auxilia na tomada de decisões que permitem o crescimento adequado da cultura e consequentemente manutenção ou aumento de produtividade.
A escala fenológica mais utilizada em nível mundial é a proposta por Fehr e Caviness (1977). A escala divide os estádios de desenvolvimento de soja em estádios vegetativos (V) e estádios reprodutivos (R), com exceção dos estádios VE (emergência) e VC (cotilédone). As letras V e R são seguidas de índices numéricos que identificam estádios específicos da cultura.
Fonte: FEHR e CAVINESS, (1977); RITCHIE et al. (1997).
Para obter altos rendimentos e garantir o desenvolvimento adequado da soja é importante se atentar para época de semeadura, cultivo com menor revolvimento do solo – Sistema de Plantio Direto -, construção do perfil do solo em profundidade com plantas que possuem sistema radicular agressivo (nabo forrageiro, brachiaria) para aumentar a permeabilidade do solo e o desenvolvimento radicular, a correta calibragem da semeadora e controle de pragas, plantas daninhas e doenças.
Conhecer a fenologia da soja é algo indispensável para o planejamento da safra, assim como estar ciente dos principais fatores que podem comprometer seu ciclo.
Confira imagens de uma lavoura com cultivo de soja.
REFERÊNCIAS
NEUMAIER N., NEPOMUCENO A. L., FARIAS J. R. B., OYA T. Estádios de Desenvolvimento da Cultura da Soja. https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/456809/1/ID-12906.pdf
Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato. https://www.npct.com.br/npctweb/npct.nsf/article/BRS-3140/$File/Como%20a%20Planta%20da%20Soja%20Desenvolve.pdf
Assessoria de Imprensa CESB. CESB aponta que a construção do perfil do solo tem elevado impacto na produtividade da soja.
VIEIRA Y. C. Fenologia E Produtividade De Cultivares De Soja Em Terras Baixas Na Fronteira Oeste Do Rio Grande Do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação)– Universidade Federal do Pampa, AGRONOMIA, 2018.