O que é o evento EH913?
Há poucos dias, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) liberou o uso comercial do evento EH913, que é um milho geneticamente modificado para resistência a insetos. Sua tecnologia provém de um gene específico da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que confere alta eficácia contra lepidópteros, pragas importantes da cultura, como a Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho-do-milho).
Vários ensaios foram realizados testando a tecnologia, estes mostraram efeitos muito positivos contra lagartas. Segundo a Embrapa Milho e Sorgo e a Helix, em testes de laboratório realizados, o milho com a tecnologias se mostrou altamente eficaz contra a lagarta-do-cartucho-do-milho, mesmo em condições de diluição (25 vezes em dieta artificial), o que revela o potencial do produto no manejo da resistência de insetos. Já que os resultados também foram promissores em avaliações com populações de Spodoptera frugiperda resistentes às proteínas Bt que estão disponíveis no mercado.
Figura 1. Resultados dos testes feitos com o evento EH913 pela Helix e Embrapa. Fonte: Helix Agroceres.
Quem desenvolveu o evento EH913?
A nova tecnologia, EH913 advém de uma parceria público-privada totalmente brasileira entre a Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres. A aprovação do evento se deu no decorrer da 252ª reunião ordinária da CTNBio realizada no último dia 2 de junho. De acordo com o presidente da CTNBio, Paulo Barroso, além das características tecnológicas específicas, um diferencial do evento é também ter sido produzido por duas empresas brasileiras.
Todo desenvolvimento do evento ocorreu no Brasil, atendendo a todos os requisitos de segurança alimentar e ambiental, constituindo um marco importante para a ciência brasileira, que já tem em sua lista a produção de organismos geneticamente modificados de soja, feijão, eucalipto e que agora adiciona o milho à lista.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Ozanan Machado Durães, a disponibilidade deste evento para comercialização insere o Brasil no distinto grupo de países e empresas que possuem a tecnologia Bt. Resultado da construção conjunta de conhecimento entre instituições públicas e privadas, gerando um processo estratégico e inteligente de cocriação e desenvolvimento, que permite intercambiar saberes técnico-científicos, gerenciais e negociais relevantes e capazes de contribuir com o desenvolvimento da agricultura brasileira.
Atualmente, somente duas empresas estrangeiras disponibilizam esta tecnologia no mundo. A Helix já iniciou os processos para a liberação comercial do evento EH913 em outros países. Já no Brasil, a data para o início da comercialização ainda não foi definida. Fonte: Guilherme Viana. Embrapa Milho e Sorgo. CTNBio aprova uso comercial de milho transgênico resistente a lagartas. Disponível em https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/71330966/ctnbio-aprova-uso-comercial-de-milho-transgenico-resistente-a-lagartas#:~:text=CTNBio%20aprova%20uso%20comercial%20de%20milho%20transg%C3%AAnico%20resistente%20a%20lagartas,-Compartilhar&text=A%20CTNBio%20 Acesso em 14 jun. 2022.