A logística Agropecuária, também conhecida como logística rural, é responsável pela administração, planejamento e execução de tarefas, onde são capazes de garantir que os produtos estejam nas prateleiras em tempo hábil de forma exata, gerando assim satisfação ao cliente.
Dentro do setor rural, a logística traz a garantia de que todos os produtos sejam corretamente entregues a cada cliente, pois ela atua em todo o processo organizacional, garantindo assim, a excelência e eficácia do processo.
A logística de fato é primordial para qualquer tipo de negócio, não sendo diferente para o sucesso do agronegócio, pois a maior parte dos produtos que são produzidos pelo setor agro são perecíveis ou possuem prazo de validade, dependendo de condições específicas de transporte para que possam chegar até o cliente final com toda a qualidade no qual é preservada pela empresa.
Dentre inúmeras práticas capazes de viabilizar e colaborar com a eficiência da logística no setor de agronegócio, podemos citar algumas:
-
Logística de suprimentos
-
Logística de produção
-
Logística de distribuição
Logística de suprimentos: trata-se da etapa onde ocorre o gerenciamento dos suprimentos e a principal preocupação relaciona-se com a redução de custos de produção e comercialização.
Logística de produção: Nesta etapa o gestor se preocupa com todo o processo de preparação para a entrega dos produtos, tais como o manuseio, a armazenagem e a estocagem.
Logística de distribuição: nesta etapa todo o cuidado é de extrema importância e necessidade, pois a fragilidade e perecibilidade dos produtos requerem uma atenção especial do gestor. A temperatura e umidade do veículo de transporte devem ser controladas de forma rigorosa, a fim de garantir a qualidade dos alimentos no qual são transportados.
O sucesso de toda e qualquer empresa está em garantir a satisfação do cliente, por isso é de suma importância atendermos aos requisitos estabelecidos através da logística para com o cliente.