O paisagismo como ferramenta é interdisciplinar, que engloba a ciência e a arte de forma indissociável, e quando ordenado de forma harmônica resulta em uma paisagem aprazível.
A vegetação disponível para a utilização no paisagismo é muito ampla. Deste modo, para melhor entendimento, há a categorização desta vegetação. Esta categorização refere ao aspecto visual das plantas quanto ao porte, a forma, a estrutura e a área foliar, bem como o seu caráter ornamental quanto à folhagem, ao florescimento e à frutificação, entre outros.
Tais conhecimentos são muito importantes ao projetar o jardim, para que ele tenha o efeito desejado. Isso porque é preciso considerar o efeito do tempo sobre as plantas, já que estas se desenvolvem e crescem de forma que é necessário manter o espaçamento do estágio da planta quando adulta, especialmente das espécies arbóreas, que apresentam crescimento e desenvolvimento mais lento que as espécies forrageiras.
Assista ao vídeo e confira mais informações sobre os grupos de vegetação, os cuidados na inserção de arbóreas, os planos de conservação da vegetação e a consideração do efeito do tempo no jardim nos projetos de paisagismo, dicas importantes para projetar um jardim belo e agradável.
Gostou deste conteúdo e quer saber sobre este tema?
Clique aqui e conheça o curso do qual este conteúdo faz parte.
E se você for Associado Premium da Elevagro, receba 40 % de desconto.