Mancha angular Pseudocercospora griseola (Sacc.) Crous & U. Braun. [Sin. Phaeoisariopsis griseola]
Sintomas de mancha angular causada pelo fungo Pseudocercospora griseola (Sacc.) Crous & U. Braun. [Sin. Phaeoisariopsis griseola] em folha de feijoeiro. Na lupa, detalhes dos sinais do fungo.
Claviceps no azevém
Clavagem, também chamado de esporão (Claviceps purpurea) é uma doença muito preocupante em vários países porque produz um alcalóide muito tóxico ao homem e aos animais. Culturas como azevém são hospedeiras desse fungo, e podem causar abortos em animais com prenhez positiva.
Mancha aureolada do tabaco (Rhizoctonia solani)
Damping-off, ou também conhecido como Tombamento, tendo como agente causal o fungo Rhizoctonia solani, possui grande importância para a cultura do fumo, pois pode infectar as mudas via bandejas, solo, substrato ou água, e se sabe que para uma boa lavoura de fumo, necessita-se de uma boa qualidade de mudas. Este fungo aparece principalmente nas primeiras […]
Folha de algodoeiro com sintoma de ramulose (Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides)
Ramulose, causada pelo fungo Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides, é encontrado em todas regiões de algodão do país, e pode manifestar-se em todas as idades da planta, preferindo os tecidos jovens. O tecido necrosado tende a cair formando perfurações, isso levando a desenvolvimento desuniforme dos teidos foliares.
Mancha alvo (Corynespora cassiicola)
Os sintomas característicos da doença são manchas foliares circulares que podem atingir até 2 cm de diâmetro, ocorrem principalmente nas folhas baixeiras e têm o centro escuro e anéis concêntricos.
Fitotoxidade de fungicidas
Na foto, visualize o sintoma de fitotoxicidade de fungicidas em uma folha de soja
Fêmea de Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda)
Lagarta-preta (Spodoptera cosmioides) na cultura da soja
Oídio (Erysiphe diffusa) na cultura da soja
Os sintomas iniciais aparecem como pequenas manchas circulares e esbranquiçadas, com aspecto cotonoso composto por uma fina camada de micédio de coloração branca e conídios pulverulentos formados na superfície dos órgãos atacados.