Nédio, outra coisa que você comentou, no caso de áreas com histórico de DFC, posso entrar por exemplo em V4 ou V5 junto com glifosato com fungicidas não premium como exemplo: Sphere Max, Horos, Aproach etc e depois de 10 a 15 dias entrar com os premium, FOX, Elatus, Ativum etc? Em uma condição de plantio do cedo, com baixa pressão de ferrugem.
Nedio Tormen
Engenheiro Agrônomo
•
Tiago, o momento correto de entrar seria mesmo V4-V5, mas a mistura com glifosato é problemática por dois aspectos principais: Fito e Eficiência.
Fito: Algumas misturas potencializam fito, principalmente de produtos contendo cobre e formulações de glifosato mais agressivas.
Eficiência: mesmo se não causar fito, normalmente o glifosato reduz pH para uma faixa fora do ideal para fungicidas, o que pode reduzir sua eficiência. Na prática, é provável que você tenha alguma redução de eficiência pela mistura.
Tiago Henrique Petry
Engenheiro Agrônomo
•
Mas utilizar os produtos mais baratos aos 30 dias para DFC é uma opção? Ou devemos seguir a regra de utilizar sempre os melhores fungicidas no inicio do desenvolvimento da cultura?
Nedio Tormen
Engenheiro Agrônomo
•
Tiago, vamos usar o termo "eficiente ou não" ao invés de "barato ou caro".
É possível obter bom controle de DFC's (mancha-parda e cercosporiose) com misturas triazol+estrobilurina contendo produtos como azoxistrobina, picoxistrobina, trifloxistrobina, piraclostrobina, ciproconazol, difenoconazol, tebuconazol, epoxiconazol, etc, que você chama de "não premium". Porém a aplicação precisa ser cedo. Se você tiver problemas com mancha-alvo e antracnose, você precisa entrar com os chamados "fungicidas premium" desde o início, o que também vale para situações de ferrugem precoce na região. Em situações de alta pressão de antracnose ainda seria necessário associar o premium com algum produto de contato.
Tiago Henrique Petry
Engenheiro Agrônomo
•
Ok Nédio, muito obrigado
Tiago Henrique Petry
Engenheiro Agrônomo
•
Nédio, plantamos aqui em SC, principalmente materiais de ciclo 5,9 e 6,2 colhendo entre 130 a 135 dias em regiões de maiores altitudes, nosso produtor costuma fazer 4 aplicações, ou seja temos 60 dias de proteção. Na ultima safra tivemos vários problemas com DFC, se eu jogar a pinha primeira aplicação no vegetativo para controlar DFC, posso ficar com um período descoberto no final do desenvolvimento da cultura e perder para ferrugem? Estamos entrando com a primeira com 45 a 50 dias mais ou menos , tendo proteção até 100 a 105 dias, isso é suficiente?
Nedio Tormen
Engenheiro Agrônomo
•
Tiago, veja:
Pensando no controle de DFC's (mancha-parda e cercosporiose), a primeira aplicação aos 45-50 dias está tarde, o ideal seria entre 30 e 35 dias após a emergência, ou V4 a V6. Se você aplicar mais cedo, o controle será melhor, mas vai abrir janela no final do ciclo sim. Desse modo, é provável que você precise de uma aplicação adicional, para proteger o ciclo todo. Sobre a segunda pergunta, você precisa manter as folhas limpas até que o grão descole do legume e não haja mais enchimento, isso varia de uma cultivar para outra, e você precisa avaliar caso a caso.
rafael alessandro driessen
Engenheiro Agrônomo
•
Achei excelente, o Nédio fala com conhecimento e de forma bem didática. Bem esclarecedor.