Exigências de macronutrientes pela cultura da soja Publicado em:

O conhecimento da exigência nutricional da cultura da soja é uma ferramenta fundamental para indicar a quantidade de nutrientes que deve ser fornecida para alcançar uma boa produtividade. As exigências nutricionais são determinadas pelos fatores genéticos da planta, podendo também ser influenciados por fatores climáticos, fertilidade do solo e o manejo realizado (EMBRAPA, 2008). 

Neste material você vai entender um pouco mais sobre:

  • Os valores de extração de macronutrientes por kg/ha em algumas variedades de soja
  • As quantidades de nutrientes exportadas para a produção de uma tonelada de grãos de soja (kg/t de grão)
  • O acúmulo de macronutrientes nas plantas de soja
  • A marcha de absorção dos nutrientes ao longo do ciclo da cultura

Adubação em soja

A necessidade de adubação é definida de acordo com a diferença entre o que a planta precisa para atingir as produtividades desejadas e a quantidade de nutrientes que o solo pode fornecer. A eficiência da adubação depende da análise de solo e do conhecimento da quantidade de nutrientes que estão sendo exportados pelo grão (URQUIAGA et al., 2005). 

A extração corresponde à quantidade total de um determinado nutriente que está sendo utilizado para a produção de uma tonelada de toda a planta (parte aérea e subterrânea). Já a exportação, corresponde à quantidade dos nutrientes que são efetivamente retirados deste solo pelo produto colhido, no caso, pelos grãos (VIDAL, 2019). 

Absorção de nutrientes em soja


Os nutrientes entram na planta através do seu sistema radicular, pelo processo chamado de absorção. As raízes são responsáveis por absorverem íons inorgânicos em baixas concentrações na solução do solo. Sendo assim, faz-se necessário o produtor saber que para cada tonelada de soja que está sendo produzida, certa quantidade de nutrientes deste solo é retirado e necessita ser reposto para a safra subsequente.

No vídeo abaixo você visualizará os valores de extração de macronutrientes por kg/ha em algumas variedades de soja, além das quantidades de nutrientes exportadas para a produção de uma tonelada de grãos de soja (kg/t de grão). A pesquisadora também apresenta o acúmulo de macronutrientes nas plantas de soja, assim com a marcha de absorção dos nutrientes ao longo do ciclo da cultura.

 

Referências

EMBRAPA. Sistemas de Produção 13. Tecnologias de produção de soja – Região central do Brasil 2009 e 2010. ISSN 1677-8499 Outubro, 2008. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAO-2009-09/31357/1/Tecnol2009.pdf>. Acesso em: 07 set. 2019.

URQUIAGA, S.; SISTI, C.P.J.; ZOTARELLI, L.; ALVES, B.J.R.Manejo de sistemas agrícolas para sequestro de carbono no solo. In: AQUINO, A.M. de; ASSIS, R.L. de (Ed.). Conhecimentos e técnicas avançadas para o estudo dos processos da biota no sistema solo-planta. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. p.257-273.

VIDAL, Renan. Extração e exportação de nutrientes pela soja e milho. AgroFert, 07 de junho de 2019. Disponível em: < https://agrofert.app/extracao-e-exportacao-de-nutrientes-pela-soja-e-milho/>. Acesso em: 07 set. 2019.

 

Confira também!

Autor(es)