Saiba diferenciar as principais espécies de percevejos que atingem a cultura da soja Publicado em:

O material destaca algumas características que auxiliam na identificação de quatro espécies de percevejos que atacam a cultura da soja:

  • Euschistus heros (Percevejo-marrom)
  • Piezodorus guildinii (Percevejo-verde-pequeno)
  • Nezara viridula (Percevejo-verde)
  • Dichelops melacanthus (Percevejo-barriga-verde)

Euschistus heros (Percevejo-marrom)

Ovos

Os ovos são colocados em folhas e vagens. Normalmente são alocados em pequenos grupos, que variam de 5 a 10 ovos distribuídos em duas fileiras. Apresentam coloração amarelada (Figura 1) e se tornam mais rosados com a proximidade da eclosão.

 

Figura 1 - Fêmea do percevejo-marrom (E. heros) realizando a postura.

Ninfas

As ninfas passam por 5 estádios. Iniciam a alimentação a partir do segundo ínstar, entretanto os danos causados em sementes/grãos acontecem a partir do terceiro ínstar (Figura 2 e 3).

Figura 2 - Ninfas (primeiro ínstar) do percevejo-marrom (E. heros).
Figura 3 - Ninfas (segundo ínstar) do percevejo-marrom (E. heros).

Adultos

Os adultos têm coloração marrom escura e podem viver em média 116 dias. No pronoto apresenta duas expansões laterais semelhantes a espinhos (Figura 4).

Figura 4 - Adulto do percevejo-marrom (E. heros)

Piezodorus guildinii (Percevejo-verde-pequeno)

Ovos


Os ovos são observados preferencialmente em vagens, mas também podem ser encontrados nas folhas e no caule. São dispostos em duas fileiras, que totalizam em média de 12 a 18 ovos de coloração preta.

Figura 5 - Ovos do percevejo-verde-pequeno (P. guildinii)

Ninfas

As ninfas passam por 5 estádios. Do primeiro ao terceiro ínstar apresentam coloração preta com alguns detalhes avermelhados (Figuras 6 e 7). No quarto e no quinto, possuem coloração esverdeada.

Figura 6 - Ninfas (primeiro ínstar) do percevejo-verde-pequeno (P. guildinii)

 

Figura 7 - Ninfa (segundo ínstar) do percevejo-verde-pequeno (P. guildinii).

 Adultos

Os adultos apresentam coloração verde clara, na parte dorsal do tórax próximo a cabeça, tem uma listra transversal marrom-avermelhada (Figura 8). Podem viver em média 100 dias.

Figura 8 -  Adulto do percevejo-verde-pequeno (P. guildinii).

Nezara viridula (Percevejo-verde)

Ovos

Os ovos são colocados em grupos, que variam de 60 a 200 ovos. Eles podem ser encontrados na parte inferior das folhas ou em locais mais protegidos nas plantas de soja. Apresentam coloração amarelada e ficam rosados quando próximos da eclosão (Figura 9).

Figura 9 - Ovos do percevejo-verde (N. viridula).

Ninfas

As ninfas passam por 5 estádios. No primeiro ínstar apresentam coloração laranja, no segundo e terceiro, possuem coloração preta e manchas brancas no dorso (Figura 10). Começam a se alimentar e causar danos em grãos/sementes de soja a partir do terceiro ínstar.

Figura 10 - Ninfa (segundo ínstar) do percevejo-verde (N. viridula)
Figura 11 - Ninfa (quarto ínstar) do percevejo-verde (N. viridula).

 Adultos

Os adultos têm a coloração verde (figura 12). Entretanto apresentam variações na tonalidade, que variam entre as regiões, e podem apresentar coloração alaranjada e amarela.

Figura 12 - Adulto do percevejo-verde (N. viridula).

Referência

HOFFMANN-CAMPO, C. B.; CORRÊA-FERREIRA, B. S. Soja: manejo integrado de insetos e outros artrópodes-praga. Embrapa, 2012.

Autor(es)