Por que você não analisa o EBITDA do seu negócio rural? Publicado em:

Neste material, você vai saber mais sobre a importância de analisar o EBITDA no seu negócio.

  • O que é o EBITDA
  • Qual sua importância
  • Como usar esse conhecimento na gestão da sua propriedade

Uma das possíveis respostas para quem não calcula e analisa o EBITDA é: porque eu não sei o que é isso!

 

Cálculo EBITDA

O EBITDA é uma sigla em inglês que se refere ao lucro da empresa antes do pagamento dos impostos, juros, depreciação e amortização. Traduzindo para o nosso idioma, a sigla passa a ser conhecida como LAJIR: Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Logo, seu cálculo é:

+ LUCRO
- IMPOSTOS
- JUROS
- DEPRECIAÇÃO
- AMORTIZAÇÃO
= LAJIR

Mas para que analisar esse tipo de indicador, que não considera vários custos do negócio? Esses custos são excluídos de propósito! Veja o exemplo:

Digamos que em um determinado mês o lucro líquido do seu negócio rural tenha sido negativo. Você pode concluir que o seu negócio está dando prejuízos e que não vale a pena investir. Mas, ao analisar o LAJIR/EBITDA, o resultado foi outro, foi positivo!

Se uma situação como essa acontecer, o negócio “central” da sua empresa (o core business) não resulta em prejuízo! O que acontece é que talvez, por conta de empréstimos, impostos, e altos custos de depreciação, o negócio esteja no vermelho!

Assim, estratégias como, renegociar empréstimos, revisar a situação tributária na qual o negócio se encontra, e analisar os investimentos a serem feitos (será que vale a pena comprar um bem novo, em virtude da sua depreciação?) são estratégias que podem ser realizadas por meio desse importante indicador!

Portanto, embora seja um indicador simples, o EBITDA é importante. Uma pena que seja amplamente negligenciado. Ter a consciência do seu EBITDA é útil para manter o negócio próspero e competitivo.

 

Confira também!

Autor(es)