Distinção entre arroz cultivado e as plantas daninhas capim-arroz e arroz vermelho Publicado em:
  1. Características morfológicas do capim arroz
  2. Imagens explicativas para diferenciação entre plântulas de arroz vermelho
  3. Descrição morfológica de plântulas de arroz
  4. Imagens entre plantas de arroz e plântulas de arroz vermelho
  5. Diferenciação entre arroz cultivado entre e arroz vermelho

O arroz vermelho (Oryza sativa L.) e o complexo de plantas daninhas conhecido por capim-arroz (Echinochloa spp.) constituem algumas das principais plantas daninhas encontradas em lavouras de arroz cultivado (Oryza sativa L.) no mundo. Serão aqui consideradas como arroz vermelho plantas que apresentem cariopse com pericarpo de coloração vermelha, independentemente da cor das glumelas, que podem ser pretas ou amarelo-palha (Marchezan 1994).

 

O início de infestação de arroz vermelho e capim-arroz data dos primórdios do cultivo de arroz no continente asiático, onde devido às semelhanças morfológicas destas com plantas de arroz cultivado, ambas as espécies escapavam do arranquio manual que era comumente realizado para eliminação das competidoras. 

 

Com base na informação acima, fica evidente a dificuldade em distinguirmos plantas destas espécies, principalmente quando estas se encontram em estágio de plântula, e.g. plantas jovens. Por outro lado, tal identificação é essencial para o adequado manejo destas plantas daninhas.

 

  1. Distinção entre arroz cultivado e capim-arroz 

 

A distinção de plantas de arroz cultivado e capim-arroz pode ser facilmente feita com base na presença de lígula em plantas de arroz.

Fig. 1. Comparação entre plântulas de arroz cultivado (A), Echinochloa colona (B), e Echinochloa crusgalli (C). Uma seta branca indica a lígula existente no arroz, a qual está em evidência no canto direito em A.

 

Na figura 1A (acima), nota-se a lígula existente nas diferentes variedades de Oryza sativa (arroz preto, arroz vermelho e arroz cultivado), a qual é umponto chave na diferenciação destas em relação ao capim-arroz. Além disso, plântulas de Oryza sativa tendem a ter sua base mais engrossada (figura 4) em relação a plântulas de Echinochloa spp. Plantas adultas de Oryza sativa apresentam, ainda, lígula característica (figura 2).

 


Figura 2. Lígula característica de Oryza sativa em estádio avançado. Esta estrutura está indicada pela seta branca.

Por fim, plântulas e plantas de Echinochloa colona podem apresentar listras de cor roxo (figura 3), que em muito auxiliam na sua identificação. 

Figura 3. Plântula (A) e planta já perfilhada (B) de Echinochloa colona. Nota-se frequentemente a presença de listras de coloração roxa nesta espécie, servindo estas, portanto, como um bom fator de diferenciação tanto para o arroz como para outras espécies dentro do gênero Echinochloa.

2) Distinção entre arroz vermelho e arroz cultivado

Interessantemente plantas de arroz cultivado são sexualmente compatíveis com aquelas de arroz vermelho, podendo haver assim fluxo de genes da cultura à planta daninha, como genes associados com tolerância a herbicidas (Rajguru et al. 2005). 

A hibridação entre culturas e seus ancestrais produz híbridos com características peculiares, dificultando assim a distinção entre estes e plantas da cultura (Marchezan 1994). 

a) Distinção entre plântulas de arroz cultivado e arroz vermelho.

Nesta fase a diferenciação entre o arroz cultivado e arroz vermelho é bastante difícil, devido à grande similaridade entre estas. 

Entretanto, outros fatores podem ajudar a definir se existe infestação de arroz vermelha em uma lavoura de arroz, como posicionamento entre linhas ocupado pelo arroz vermelho descendente de ressemeadura natural de safras passadas ou pela emergência antecipada desse em relação à semeadura do arroz cultivado.

Figura 4. Coléoptilo de Oryza sativa L. (arroz vermelho) (A), e plântula recém-emergida (B). Observa-se que dificilmente a última folha em desenvolvimento apresenta lígula.

b) Distinção entre plântulas de arroz cultivado e arroz vermelho 

A folha bandeira geralmente é ereta, fazendo com que fique mais fácil a identificação do arroz vermelho em meio ao arroz cultivado (figura 5).

Algumas características são comuns a plantas de arroz vermelho tipicamente encontradas nas lavouras de arroz no Brasil, como coloração avermelhada do pericarpo, plantas adultas com coloração levemente mais verde do que aquelas de arroz cultivado, altura das plantas adultas maior do que a maioria dos cultivares de arroz em uso na atualidade, e presença de dormência nas sementes (Graimilles 1978).

Entretanto, devido a hibridação natural, as características de plantas de arroz vermelho podem se alterar com o passar do tempo, dificultando assim sua identificação (Marchezan 1994). Figura 5 (esquerda). Planta de arroz vermelho.

Figura 5 (esquerda). Planta de arroz vermelho.

 

 

Referências bibliográficas

Graimilles, J. (1978) Introduction in: “Red rice: research and control”. Beaumont. Proceedings, Texas A&M University, p. 5-6.

Marchezan, E. (1994) Arroz-vermelho: caracterização, prejuízos e controle. Planta daninha (24), n. 2, p. 415-421.

Rajguru, S.N., Burgos, N.R., Shivrain, V.K., e Stewart, J.M. (2005) Mutations in the red rice ALS gene associated with resistance to imazethapyr. Weed Science 53 (5): 567-577.

 

Quer saber mais sobre este assunto?

Autor(es)