Desenvolvimento do fruto do maracujá doce (Passiflora alata Curtis). Publicado em:

Desenvolvimento do fruto do maracujá doce

O maracujá doce (Passiflora alata Curtis) ou maracujá de mesa, como também é conhecido, é uma espécie nativa apreciada por apresentar doçura. A planta é uma trepadeira vigorosa, com caule quadrangular de onde surgem as folhas, gavinhas, gemas vegetativas e reprodutivas e as brácteas (SILVA, 2008). 

O desenvolvimento do fruto foi dividido em três fases (Tabela 1), da divisão celular até 4,70 dias após a antese (daa), da expansão celular de 4,70 daa até 28,94 daa e maturação, e de 28,94 daa a 91 daa. Portanto, o período de formação do fruto do maracujazeiro doce estendeu-se por 91 dias (ALVES et al., 2013). 

 

Tabela 1. Ocorrência do desenvolvimento dos frutos. Fonte: adaptado de Alves et al. (2013)

 

O esquema a seguir dispõe sobre alguns estados vegetativos e as suas características na cultura do maracujá-doce.

 

estados vegetativos e as suas características na cultura do maracujá-doce
Estados vegetativos e as suas características na cultura do maracujá-doce

 

Referências

SILVA, T. V. Fisiologia do desenvolvimento dos frutos do maracujazeiro amarelo e maracujazeiro doce. 2008. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2008. 
ALVES, R. R.; SALOMÃO, L. C. C.; SIQUEIRA, D. L.; CECON, P. R.; SILVA, D. F. P. Desenvolvimento do maracujá doce em Viçosa, Minas Gerais. Rev. Ceres, Viçosa, v. 60, n. 1, p. 127-133, jan./fev. 2013.

 

Confira também! 

Autor(es)