Duas dicas de culturas de inverno para o manejo de nematoides Publicado em:

Rotação de culturas

Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:

  • Culturas de inverno em sistema de rotação para áreas com nematoides
  • Trigo e aveia como opções de culturas de inverno
  • As cultivares que são resistentes a nematoides

No Brasil, muitos adubos verdes utilizados no sistema de rotação de culturas para o manejo de nematoides são plantas que possuem o melhor desenvolvimento na primavera e no verão, como, por exemplo, a crotalária. 
Esse fato acaba sendo um fator que desmotiva a utilização da rotação de culturas por parte do produtor rural. Nesse contexto, uma alternativa pode ser o emprego de culturas de inverno no manejo de nematoides, que são plantas que se desenvolvem bem em temperaturas mais baixas.


Trigo

O trigo é uma cultura de inverno que pode ser utilizada no sistema de rotação de culturas, com a vantagem de ter um retorno econômico, além de fornecer boa palhada e cobertura do solo. Ainda, estudos mostram que o trigo possui efeito alelopático a algumas plantas daninhas, e auxiliam no incremento da produtividade da soja no próximo cultivo.
Entretanto, é importante lembrar, que nem todas as cultivares de trigo são indicadas no manejo de nematoides, sendo que algumas apresentam certa suscetibilidade a nematoides, como os do gênero Meloidogyne e Pratylenchus, por exemplo. Por isso, antes de utilizar o trigo no sistema de rotação de culturas, é importante certificar-se de que aquela variedade usada é indicada em relação à sua interação com os fitonematoides (Tabela 1).

Tabela 1. Cultivares de trigo resistentes a Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus Fonte: adaptado de Moresco et al. (2016); Gonçalves et al. (2018).
Tabela 1. Cultivares de trigo resistentes a Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e
Pratylenchus brachyurus
Fonte: adaptado de Moresco et al. (2016); Gonçalves et al. (2018).

Aveia

Da mesma forma que o trigo, a aveia também é uma opção para rotação de culturas no manejo de nematoides no inverno. No geral, as aveias brancas respondem melhor na redução da população dos nematoides das galhas (Meloidogyne spp.), enquanto que as aveias pretas, ao nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus). 
Entretanto, na tabela 2, encontram-se dados da literatura que mostram o comportamento de Meloidogyne. É importante sempre destacar que podem haver algumas variações em relação à população dos nematoides pp. e P. brachyurus frente a diferentes cultivares de aveia, como variabilidade patogênica, em que algumas populações do mesmo nematoide podem ser mais ou menos agressivas.

Tabela 2. Cultivares de aveia resistentes a Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus  Fonte: adaptado de Borges et al. (2009); Chiamolera et al. (2012); Carraro-Lemes et al. (2020).
Tabela 2. Cultivares de aveia resistentes a Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e
Pratylenchus brachyurus
Fonte: adaptado de Borges et al. (2009); Chiamolera et al. (2012); Carraro-Lemes et al. (2020).

Importante

Antes de incorporar qualquer cultura de inverno ao manejo integrado de nematoides, deve-se pesquisar na literatura ou buscar informações técnicas sobre quais cultivares ou híbridos são indicados para os nematoides presentes na área, evitando a inserção das que resultem na multiplicação desses.

 

Referências
BORGES, D. C.; ANTEDOMÊNICO, S. R; SANTOS, V. P.; INOMOTO, M. M. Reação de genótipos de Avena spp. à Meloidogyne incognita raça 4. Tropical Plant Pathology, v. 34, n. 1, p. 24-28, 2009.
CARRARO-LEMES, C. F.; DEUNER, C. C.; SCHEFFER-BASSO, S. M.; MAZZETTI, V. C. G.; NOVAKOWISKI, J. H. Reaction of Avena spp. to different concentration levels of Meloidogyne javanica and M. incognita inoculum. Australian Journal of Crop Science, v. 14, n. 1, p. 196-203, 2020.
CHIAMOLERA, F. M.; DIAS-ARIEIRA, C. R.; SOUTO, E. R.; BIELA, F.; CUNHA, T. P. L.; SANTANA, S. M.; PUERARI, H. H. Suscetibilidade de culturas de inverno a Pratylenchus brachyurus e atividade sobre a população do nematoide na cultura do milho. Nematropica, v. 42, n. 1, p. 267-275, 2012.
GONÇALVES, D. F.; LOPES, A. P. M.; PUERARI, H. H.; DIAS-ARIEIRA, C. R. Host responses of wheat genotypes to Pratylenchus brachyurus and Meloidogyne javanica. Revista Scientia Agraria, v. 19, n. 1, p. 8-13, 2018.
MORESCO, E. R.; SOARES SOBRINHO, J.; SÓ E SILVA, M.; SANTOS, M. A. dos; GUNDIM, D. P.; GRAFFITTI, M. S. Reação de genótipos de trigo a Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. In: REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO E TRITICALE, 10., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, 2016.

 

Confira também! 

Autor(es)