Bioinsumos e seus impactos
Neste material, você vai entender um pouco mais sobre:
- O que são bioinsumos;
- Quais produtos podemos encontrar no mercado;
- Como atuam nos processos fisiológicos e na proteção contra patógenos;
- Vantagens em utilizá-los.
O que são bioinsumos
Bioinsumos são produtos/processos de origem vegetal, animal, orgânica, microrganismos e podem ser utilizados tanto para fins de controle de pragas e doenças no campo, como também para melhorar a fertilidade do solo, a disponibilidade de nutrientes e a eficiência de processos fisiológicos das plantas.
Quais produtos podemos encontrar no mercado
Hoje, existe uma ampla variedade de produtos provindos de insumos biológicos, dentre eles, podemos listar: biológicos para controle de patógenos, bioestimulantes, biofertilizantes, inoculantes e condicionadores de ambiente.
Como atuam nos processos fisiológicos e na proteção contra patógenos
Os bioestimulantes, biofertilizantes e inoculantes atuam nos processos fisiológicos por melhorar o desempenho de germinação de sementes, o desenvolvimento de raízes, os processos de trocas gasosas e fluorescência, que afetam diretamente na fotossíntese; além disso, podem aumentar a fixação de nitrogênio, estimular a produção de hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das plantas e, dessa forma, trazer ganhos em produtividade e qualidade das culturas. Os produtos de controle de patógenos e condicionadores de ambientes são eficientes no processo de eliminar pragas e doenças, bem como, de melhorar a atividade microbiológica do ambiente.
Vantagens em utilizá-los
A utilização de bioinsumos é vantajosa por diversos fatores, dentre eles, podemos citar: a preservação da natureza e do meio ambiente, por meio da redução de impactos ambientais; a redução de custos com aplicações intensivas de químicos; os ganhos financeiros, por diminuir o tempo de carência pós-aplicação do produto no campo – o que não significa substituir completamente a aplicação e os químicos, mas sim proporcionar o manejo integrado de pragas e doenças (MIP, MID). Além disso, produtos que atuam no controle de patógenos podem ter ação indireta na fisiologia e na nutrição das plantas, e isso diminui custos com a utilização de diversos produtos no campo.
Referências
EMBRAPA. Embrapa Agrobiologia. Disponível em: https://www.embrapa.br/agrobiologia. Acesso em: 1 jan. 2021.
HERRIDGE, D. F.; PEOPLES, M. B.; BODDEY, R. M. Global inputs of biological nitrogen fixation in agricultural systems. Plant Soil, v. 311, p. 1-18, 2008.
RUPELA, O. P.; GOWDA, C. L. L.; WANI, S. P.; HAMEEDA, B. Avaliação de sistemas de produção de culturas com base em insumos biológicos disponíveis localmente. In: Abordagens biológicas para sistemas sustentáveis ??de solo. CRC Press, Baca Raton, Flórida, EUA, p. 501-515, 2006.
Confira também!

Estratégias químicas e biológicos no manejo de fitonematoides na cultura do algodoeiro

Como fazer um bom controle biológico de pragas

Lipopeptídeos: armas poderosas produzidas por Bacillus
