Trilha Expert em Doenças
Seja Premium e
pague apenas: R$ 397.5
pague apenas: R$ 397.5
Descrição
Curso
Trilha Expert em Doenças
A trilha é um pacote de 5 cursos que vão te ajudar a desenvolver seu conhecimento no manejo de doenças, com ênfase em soja, milho e cana-de-açúcar.
Cursos nesta trilha:
- Doenças da soja e seu controle
- Ferrugem da soja
- Manejo de doenças em milho: danos, epidemiologia, sintomas e controle
- Manejo de doenças em cana-de-açúcar
- Indução de defesa de plantas a patógenos
Doenças da soja e seu controle
Neste curso desenvolvido pelo especialista PhD. Ricardo Balardin, você vai aprender sobre sintomas e epidemiologia das principais doença da soja e conhecer as ferramentas disponíveis para o manejo efetivo e sustentável, garantindo altas produtividades.
Neste curso você irá aprender sobre:
- Danos, sintomas, ciclo e epidemiologia da principais doenças;
- Doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides;
- Estratégias de manejo integrado de doenças da soja;
- Controle químico, legislativo, genético e manejo agronômico no controle de doenças;
- Programas de controle;
- Uso de plataformas integradas para o controle de doenças.
Módulo 1 - Principais doenças
Módulo 2 - Manejo integrado de doenças da soja
Módulo 3 - Métodos de controle químico
Módulo 4 - Plataformas integradas de controle das doenças da soja
Ferrugem Asiática da Soja
De acordo com levantamentos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), desde 2001/2002, a ferrugem asiática já provocou perdas superiores a 30 bilhões de dólares, tendo por base a cadeia produtiva e a redução na arrecadação tributária correspondente. Neste curso desenvolvido pelo especialista PhD. Ricardo Balardin, você vai aprender sobre os aspectos mais importantes da principal doença da soja, que auxiliam no seu manejo eficiente e que protegem o potencial da cultura.
Neste curso você irá aprender sobre:
- Danos, sintomas, ciclo e dispersão da doença
- Medidas de controle para a ferrugem da soja
- Como estabelecer um programa de controle efetivo
Módulo 1. Importância da Ferrugem da Soja: danos e perdas
Módulo 2. Patógeno e ciclo
Módulo 3. Dispersão da doença
Módulo 4. Controle da doença
Manejo de doenças em milho: danos, epidemiologia, sintomas e controle
O milho (Zea mays L.) é o cereal mais produzido no mundo, onde as doenças, principalmente aquelas causadas por fungos, podem comprometer o potencial de rendimento da cultura. Neste curso elaborado pelo Dr. Nedio Tormen e pela Drª. Caroline Gulart aprenda quais são os danos, a epidemiologia, os sintomas e as estratégias de controle para as principais doenças do milho.
Neste curso você irá aprender sobre:
- As principais doenças que podem atacar o cultivo de milho;
- Os principais cuidados que devemos ter com a sanidade das sementes, visando um melhor estabelecimento e produtividade do cultivo;
- Os danos, epidemiologia, sintomas e controle da helmintosporiose, mancha foliar por cercóspora, ferrugens, mancha-branca, antracnose, enfezamentos e complexo de doenças da espiga.
Módulo 1. Principais doenças transmitidas pelas sementes e doenças iniciais em milho
Módulo 2. Manejo de helmintosporiose e mancha foliar por cercóspora no milho
Módulo 3. Manejo das ferrugens no milho
Módulo 4. Manejo da mancha-branca e antracnose
Módulo 5. Enfezamentos na cultura do milho
Módulo 6. Complexo de doenças da espiga
Manejo de doenças em cana-de-açúcar
Nesse curso, a especialista no assunto Drª. Eloisa Salmeron vai te ensinar sobre as principais doenças da cana-de-açúcar, com suas respectivas formas de disseminação, sintomas, danos e controle.
Neste curso você irá aprender sobre:
- Características gerais das doenças em cana-de-açúcar
- Doenças causadas por bactérias:
- Doenças causadas por fungos
- Doenças causadas por vírus
Módulo 1 - Doenças bacterianas, fúngicas e viróticas: Disseminação, sintomas e métodos de controle
Indução de defesa de plantas a patógenos
O curso de indutores de defesa em planta a patógenos visa promover conhecimentos sobre como ocorre esses processos na planta, quais são os principais indutores atualmente em uso. Aprenda com o Professor Daniel Debona quais os cuidados para que os indutores funcionem e como inseri-los dentro de um programa de manejo integrado de doenças.
Neste curso você irá aprender:
- Quais são os principais indutores de defesa em plantas;
- Como os agentes biótico e abióticos induzem as defesas na planta e o seu espectro de controle sobre os patógenos;
- Fatores que influenciam no desempenho dos indutores de defesa no controle de doenças e na produtividade das culturas;
- Cases de sucesso no controle de doenças com a indução de resistência de plantas no campo.
Módulo 1 • Princípios da interação planta-patógeno e da indução de defesa em plantas
Módulo 2 • Agentes abióticos de indução de defesa
Módulo 3 • Agentes bióticos de indução de defesa
Módulo 4 • Fatores que afetam a performance da indução de defesa no campo
Módulo 5 • Como a indução de resistência pode ser usada na prática
Essa trilha é para você que gosta de aulas com conteúdo interativo e de interagir com ferramentas digitais e quer aprender a manejar as principais doenças em soja, milho e cana-de-açúcar.
Essa trilha não é para você que não gosta de ler textos longos e prefere assistir vídeos. Que já sabe tudo sobre o manejo de doenças: sintomas, danos e medidas de controle, e que não tem dúvidas nem erra no manejo destas grandes culturas.
Todos os cursos são100% online, você pode fazer quando quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Com 3 cursos com carga horária de 20h cada, 1 curso com carga horária de 30h e 1 curso com carga horária de 10h, a trilha é composta por 20 módulos no total, com os seguintes materiais por módulo:
- 1 apostila com o resumo do conteúdo, disponível para download;
- 1 case de sucesso com exemplos de aplicação prática do conteúdo apresentado;
- 1 avaliação para testar seus conhecimentos.
A trilha pode ser paga à vista via boleto bancário ou cartão de crédito ou parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito.
Atenção:
- Apenas a apostila está disponível para download
- Para concluir o curso e liberar o seu certificado, é necessário obter uma média igual ou superior a 65%
- Para acessar os cursos você basta você ter acesso à internet e qualquer um dos seguintes navegadores, nas respectivas versões ou mais recentes: Edge 15, Firefox 54, Chrome 51, Safari 10 e Opera 38
A matrícula tem duração de 12 meses
O acesso é liberado em até 48h após o pagamento. Fique tranquilo(a), assim que o acesso é liberado, nossa equipe entrará em contato passando as orientações
Cultura
Todas
Tipo
Field
Dimensão
Curso completo
Professor
Marlon Stefanello