CursosTrilha Hortaliças 360°Compreender os aspectos relacionados à fenologia e ao manejo das hortaliças para altas produtividades e qualidade do produto final.

Uma trilha composta por 4 cursos, pensada para aprimorar o seu conhecimento técnico nas culturas do tomate, cebola, alface e batata.

Cursos nesta trilha:

• Fenologia e manejo da produtividade de tomate

• Fenologia e manejo da produtividade de batata

• Fenologia e manejo da produtividade de cebola

• Fenologia e manejo da produtividade de alface

 

Fenologia e manejo de hortaliças de fruto: tomate

A produção brasileira de tomate situa-se em torno de 4,3 milhões de toneladas, com área plantada de 61,5 mil hectares, sendo dividida em dois grandes grupos de acordo com a finalidade da produção: “tomate rasteiro” para indústria e “tomate tutorado ou estaqueado”, para consumo in natura. Neste curso desenvolvido pela Dra. Natália T. Schwab, você vai aprender sobre fenologia, nutrição e manejo da cultura do tomate visando altos rendimentos. 

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Fisiologia e ecofisiologia do tomate;

  • Fases de desenvolvimento;

  • Nutrição da cultura e a deficiência dos principais nutrientes.

Módulo 1 - Fenologia e manejo de hortaliças de fruto: tomate

Compreenda os aspectos relacionados à fenologia, nutrição e ao manejo da cultura do tomate, considerando a fase de estabelecimento, fase vegetativa e fase reprodutiva, buscando altas produtividades.

 

 

Fenologia e manejo da produtividade de batata

No Brasil, a batata é a hortaliça mais cultivada e de maior importância econômica, apresentando, na safra de 2019, produção de 3.794.780 toneladas. Neste curso desenvolvido pela Eng. Agrônoma Paola Ana Buffon você vai aprender sobre fenologia, nutrição e manejo da cultura da batata, visando qualidade de tubérculos e altos rendimentos. 

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Fisiologia e ecofisiologia da batata;

  • Fases de desenvolvimento;

  • Nutrição da cultura da batata.

Módulo 1 - Fenologia e manejo da produtividade de batata

Compreenda os aspectos relacionados à fenologia, nutrição e ao manejo da cultura da batata considerando a fase de brotação dos tubérculos, fase vegetativa, fase de tuberização e fase de senescência do ciclo da cultura.

 

 

Fenologia e manejo da produtividade de cebola

A cebola é uma das hortaliças mais importantes e é amplamente difundida no mundo. A produção de cebola no Brasil em 2018 foi de 1.538.499 toneladas, em uma área de aproximadamente 48 mil hectares, resultando num valor médio de produtividade de 31t/ha. Neste curso desenvolvido pelaDra. Natália T. Schwab, você vai aprender sobre fenologia, nutrição e manejo da cultura da cebola visando altos rendimentos. 

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Fenologia e ecofisiologia da cebola;

  • Fases de desenvolvimento;

  • Nutrição da cultura da cebola.

Módulo 1 - Fenologia e manejo da produtividade de cebola

Compreenda os aspectos relacionados à fenologia, nutrição e ao manejo da cultura da cebola considerando a fase de estabelecimento, fase vegetativa e fase reprodutiva.

 

 

Fenologia e manejo da produtividade da alface

A alface está classificada como hortaliça folhosa, ou seja, hortaliça em que o objeto de exploração comercial são as folhas, o que inclui culturas como repolho e couve. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Horti & Fruti (2019), a alface é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, sendo que a área de produção representa 49,9% da área total de produção de folhosas. Neste curso desenvolvido pela Dra. Natália T. Schwab, você vai aprender sobre fenologia, nutrição e manejo da cultura da alface, visando altos rendimentos. 

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Fisiologia e ecofisiologia da alface;

  • Fases de desenvolvimento;

  • Nutrição da cultura da alface.

Módulo 1 - Fenologia e manejo da produtividade da alface

Conheça o setor de HF e compreenda os aspectos relacionados à fenologia, nutrição e ao manejo da cultura da alface, considerando a fase de estabelecimento, fase vegetativa e fase reprodutiva, buscando altas produtividades.

 


Essa trilha é para você que gosta de assistir videoaulas em que o professor explica o conteúdo. Quer se tornar um especialista em tomate, batata, cebola e alface, produzindo com qualidade e atingindo altas produtividades.

Essa trilha não é para você que não gosta de assistir vídeos mais longos e prefere ler textos. Já tem todo conhecimento sobre tomate, batata, cebola e alface, e dos aspectos que envolvem seu cultivo e que contribuem para atingir altas produtividades. Que está satisfeito com sua produção atual.

Todos os cursos são 100% online, você pode assistir quando quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Com 4 cursos e carga horária total de 20h, a trilha é composta por 4 módulos e 18 videoaulas gravadas, com os seguintes materiais por módulo:

  • 1 apostila com o resumo do conteúdo, disponível para download;

  • 1 case de sucesso com exemplos de aplicação prática do conteúdo apresentado;

  • 1 avaliação para testar seus conhecimentos.

 

A trilha pode ser paga à vista via boleto bancário ou cartão de crédito ou parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito.


Atenção:

  • Apenas a apostila está disponível para download;

  • Para concluir o curso e liberar o seu certificado, é necessário obter uma média igual ou superior a 65%.

  • A matrícula da trilha tem duração de 12 meses, ao solicitar prazo extra será cobrada uma taxa de 50% do valor total da trilha.

Elaborado por:
Sobre

Professora adjunta do Departamento de Fitotecnia, no curso de Graduação em Agronomia da UFSM. Coordenadora do grupo de pesquisa e extensão em horticultura (GrupHort/UFSM) e membro da equipe PhenoGlad. Realiza pesquisas voltadas para área de fenologia das culturas agrícolas, modelagem do crescimento e desenvolvimento de culturas agrícolas, agroclimatologia, horticultura, floricultura, paisagismo e engenharia de água e solo.

Formação

Pós-doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2014-2015);

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (201-2014);

Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009-2011);

Graduação em Formação de professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2010-2011);

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2004-2008).

 

 

Formação

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA/UFSM), área de concentração Engenharia de Água e Solo; Graduanda no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG/UFSM).

Área de atuação

Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Horticultura (GrupHort/UFSM) e membro da Equipe PhenoGlad trabalhando com fenologia, modelagem, crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas com ênfase em espécies da horticultura. 

Por: R$356.00
Compre agora - Ou -Pague R$ 213.60 40% de desconto para associados Premium
Salvar
Compartilhar