CursosFitonematoides na cafeiculturaAprenda quais são e como manejar os principais nematoides do cafeeiro!

São tidas como altas produtividades para o cafeeiro, quantidades acima de 60 sacas/ha. Esse patamar de produtividade é obtido com investimento em tecnologia, clima e fatores fitossanitários, tudo isso conjugado. Quanto aos fatores fitossanitários, os nematoides são tão importantes quanto negligenciados no diagnóstico, no levantamento de espécies e no manejo, de forma que merecem mais atenção dos profissionais da cafeicultura. Essa negligência gera duas consequências: menores produtividades e maiores problemas com a dispersão dos nematoides-chave.

Nesse curso, o especialista no assunto, Dr. Eduardo José de Almeida, vai te ensinar sobre importância, morfologia e fisiologia de nematoides, quais são as espécies de maior importância e as estratégias de controle para a cultura do café.

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Morfologia e fisiologia dos nematoides

  • Ciclo de vida e estratégias de sobrevivência

  • As espécies de interesse para o cafeeiro

  • Danos causados pelos nematoides dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus 

  • Amostragem de solos e raízes e análise nematológica

  • Manejo Integrado de Nematoides

Módulo 1 - Noções de Nematologia agrícola em café

Inicie o curso vendo a importância histórica e atual da nematologia agrícola. Em seguida, aprenda sobre a morfologia, fisiologia, ecofisiologia e classificação dos fitonematoides de interesse para o cafeeiro.

Módulo 2 - Nematoides do cafeeiro e seus danos

Compreenda os danos causados ao cafeeiro por Meloidogyne exigua, M. hapla, M. incognita, M. coffeicola,  M. paranaensis e Pratylenchus sp.

Módulo 3 - Manejo Integrado de nematoide na cafeicultura

Compreenda o que é o Manejo Integrado de Nematoides - MIN, como realizar a amostragem de solos e raízes e análise nematológica. Por fim, aprenda diversos métodos de controle de nematoides para a cafeicultura.


Esse curso é para você que gosta de assistir videoaulas em que o professor explica o conteúdo e quer aprender sobre os nematoides de interesse para a cafeicultura, compreendendo aspectos da morfologia e fisiologia, os danos causados por cada nematoide e estratégias de controle dentro do manejo integrado.

Esse curso não é para você que não gosta de assistir vídeos mais longos e prefere ler textos. Não tem interesse em aprender sobre nematologia voltada ao cafeeiro ou já compreende bem o tema. O curso também não é para você que não tem problemas com nematoides no seu cafezal ou sabe como identificar e manejar esse problema com eficiência.

O curso é 100% online, você pode assistir quando quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Com carga horária total de 20h, o curso é composto por 12 videoaulas gravadas, separadas em 3 módulos. Cada módulo é composto por:

  • 1 apostila com o resumo do conteúdo, disponível para download;

  • 1 case de sucesso com exemplos de aplicação prática do conteúdo apresentado;

  • 1 avaliação para testar seus conhecimentos.

O curso pode ser pago à vista via boleto bancário ou cartão de crédito ou parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito.


Atenção:

  • Apenas o material de apoio está disponível para download;

  • Para concluir o curso e liberar o seu certificado e concluir o curso, é necessário obter uma média igual ou superior a 65% de acertos;

  • A matrícula do curso tem duração de 183 dias (6 meses), ao solicitar prazo extra será cobrada uma taxa de 50% do valor total do curso.

  • Para acessar os cursos, basta você ter acesso à internet e qualquer um dos seguintes navegadores, nas respectivas versões ou mais recentes: Edge 15, Firefox 54, Chrome 51, Safari 10 e Opera 38.

Elaborado por:
EDUARDO JOSÉ DE ALMEIDA
EDUARDO JOSÉ DE ALMEIDA Engenheiro Agrônomo
Sobre

É professor e Coordenador do curso de Agronomia na Faculdade Calafiori é assistente técnico na A e C Consultoria Agrícola, onde é responsável pela elaboração de projetos agronômicos de Custeio/Investimento Agrícola; assistência técnica de propriedades agrícolas; responsabilidade técnica por viveiro de mudas; na elaboração de laudos, vistorias e sinistros para empresas, além de ser assistente técnico de defesa para escritório de advocacia em e questões de meio ambiente.

Também já redigiu mais de 30 resumos de artigos científicos sobre agronomia; escreveu 32 artigos científicos publicados em revistas científicas do Brasil e exterior; escreveu e editorou 1 livro; escreveu artigo em revista de divulgação em agricultura e atua na orientação de alunos de Iniciação científica e extensão com bolsas de pesquisa.

Formação

2008 - 2011 Pós-Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2008 Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2004 Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1999 Graduação em Agronomia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil

Área de atuação

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em: Fitossanidade, resistência genética a fitoparasitas e propagação de frutíferas (porta-enxerto). 

DeR$ 259.00
Por: R$ 233.10 10% de desconto
Salvar
Compartilhar