CursosFenologia e ecofisiologia do arroz irrigado para altas produtividadesO curso visa entender os processos ecofisiológicos da cultura do arroz irrigado e as práticas de manejo para obtenção de altas produtividades.

Este curso tem como objetivo:

Entender como a planta de arroz cresce e se desenvolve, seus processos ecofisiológicos e os fatores de manejo que governam o potencial de produtividade, propondo importantes práticas de manejo, visando aumentar a eficiência no uso de recursos das lavouras de arroz irrigado.

 

Conteúdo

Módulo 1. Estádios fenológico da cultura do arroz e a tomada de decisão no manejo

Entender o crescimento e o desenvolvimento da lavoura de arroz e realizar o manejo conforme o "relógio" da planta.

Módulo 2. Aspectos ecofisiológicos do arroz e definição dos componentes de rendimento de grãos

Compreender a interação entre planta-ambiente-solo para melhorar a eficiência no uso dos recursos para o cultivo de arroz irrigado.

Módulo 3. Fatores de construção de altas produtividades em arroz irrigado

Objetivo: Compreender os três “pilares” para construção de altas produtividades em arroz irrigado, baseado em tomada de decisão, levando em consideração os processos fisiológicos da planta de arroz.

 

Metodologia

Cada módulo é composto por:

- Material de apoio (Disponível para baixar)

- Vídeo aulas

- Estudo de caso, que contribuirá para solucionar problemas e a tomar decisões mais assertivas no campo.

- Exercícios avaliativos (importante para a aprovação no curso e certificação)

 

Carga horária: 20 horas

Validade da matrícula: 90 dias

Certificação: Elevagro

*É preciso alcançar, pelo menos, uma aprovação de 65%, para ganhar a certificação.

 

Público-alvo deste curso:

Este curso é direcionado aos profissionais que desejam aumentar a produtividade da lavoura, com base na ecofisiologia da cultura do arroz irrigado e em agricultura de processos.

- Conheça o GAP de produditividades das lavouras!

- Entenda sobre época de semeadura e grau de maturação das cultivares

- Acerte no manejo da adubação nitrogenada

- Acerte no manejo nutricional com os macronutrientes (fósforo, potássio e enxofre)

- Saiba o que precisa ter uma lavoura de arroz para altas produtividades!

- Quando aplicar herbicida e a entrada da água?

 

Elaborado por:

Dr. Alencar Júnior Zanon

Professor Adjunto no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Visitante na Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. 

Doutorado em Agronomia pela UFSM e University of Nebraska - Lincoln, Estados Unidos (2015).

Foi extensionista rural de nível superior na EMATER/RS-ASCAR de 2011 a 2013.

Foi pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Coordenador do Programa de Pesquisa em Agronomia da Estação Experimental do Arroz do IRGA de 2014 a 2016. 

Elaborado por:
Sobre

Professor Adjunto no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Visitante na Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. 

Formação

Doutor em Agronomia pela UFSM e University of Nebraska - Lincoln, Estados Unidos (2015).

Área de atuação

Foi extensionista rural de nível superior na EMATER/RS-ASCAR de 2011 a 2013.

Foi pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Coordenador do Programa de Pesquisa em Agronomia da Estação Experimental do Arroz do IRGA de 2014 a 2016. 

Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Potencial e lacunas de produtividade de culturas agrícolas e Eficiência no uso de recursos. É colaborador do Projeto Global Yield Gap and Water Productivity Atlas (GYGA).

É orientador em nível de Mestrado no PPGEA e no Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) da UFSM. Também orienta alunos de ensino médio na modalidade de Iniciação Científica Junior e alunos de graduação do curso de Agronomia da UFSM na modalidade de Iniciação Científica, de Inovação Tecnológica, de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso.

Tem proferido palestras em diversas instituições de pesquisa e de extensão no Brasil, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, África do Sul e China sobre Potencial e lacunas de produtividade de culturas agrícolas e eficiência no uso de recursos. Integrante das Equipes FieldCrops e Simanihot que realizam extensão junto a produtores rurais no Brasil, Uruguai e Argentina e realizam pesquisa a partir de demandas do produtor com base em Agricultura de Processos visando o máximo lucro do produtor com o mínimo impacto ambiental.

Por: R$259.00
Compre agora - Ou -Pague R$ 181.30 30% de desconto para associados Premium
Salvar
Compartilhar