A cada novo plantio, produtores, técnicos e consultores de agronomia ficam na expectativa sobre a produtividade que poderá ser alcançada. E, com isso, surge a pergunta: como aumentar a fertilidade do solo e a produtividade das culturas sem aumentar os custos?
O preparo conservacionista, ou plantio direto, representa a mais significativa alteração no manejo de solos da história moderna da agricultura. Essa técnica permite que se obtenha a produção agrícola com um mínimo risco de erosão, economia da utilização de nutrientes e maior acúmulo de matéria orgânica nos primeiros 10 cm de solo.
Desse modo, o método garante uma redução nos custos de produção agrícola. Com o uso dessa técnica, a agricultura brasileira alcançou um novo patamar de produtividade e qualidade do solo. Então, se você deseja descobrir como aumentar a fertilidade do solo, acompanhe o infográfico completo que trouxemos abaixo!
Conclusão
Técnicas de plantio, como o Sistema Plantio Direto (SPD), podem ser fundamentais para aumentar a fertilidade do solo de forma eficaz. Além de de beneficiar a produtividade agrícola a curto prazo, esse método de plantio tende a contribuir para a preservação dos recursos naturais a longo prazo, impactando o futuro da produção agrícola.
Gostou deste conteúdo? Fique por dentro do blog da Elevagro e tenha acesso a conteúdos produzidos por especialistas sobre os principais temas do universo do agro.
Referências
Bernardi, AC de C., PLO de A. Machado, and C. A. Silva. “Fertilidade do solo e demanda por nutrientes no Brasil.” (2002).
Landers, John N., PL de FREITAS, and Marcelo Sampaio Pimentel. “É preciso vender a imagem do plantio direto à sociedade: a valoração dos impactos ambientais fora da fazenda é a chave.” Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha 8 (2002): 41-43.